PROGRAMAÇÃO: 27 DE AGOSTO DE 2019
08h30
– MESA REDONDA
“O PSICODRAMA NA ATUALIDADE: Sua
aplicabilidade na clínica, na educação e nas organizações”
Mediador: Aluno Caio Tadeu Marini
Ribeiro (6ºsemestre)
CLEIDE MARIA DE
SANTANA BRAGA
Psicóloga graduada em psicologia clínica pela Faculdade Integradas de
Ciências Humanas, Saúde e Educação de
Guarulhos. Psicodramatista, psicoterapeuta formada pela ABPS. Atualmente cursando Psicodrama para a formação em
Psicodramatista Didata, Supervisora e
Terapeuta de Aluno no Curso de Psicodrama da SOPSP. Diretora/sócia da
empresa Opus Assessoria e treinamento de RH, consultoria em seleção de pessoal,
treinamento, gestão de pessoas. Psicóloga clínica em consultório particular,
atendendo adulto, adolescente, infantil e casal.
IVANA SEFRIAN
FIGUEIREDO LAHOZ
Psicoterapeuta, orientadora profissional e consultora organizacional na
área de desenvolvimento das relações humanas. Pós-graduada em Gestão de
Recursos Humanos, Especialista em Psicoterapia Breve, Mediadora em
Modificabilidade Cognitiva e Psicodramatista em formação. Atua em consultório,
presta consultoria e supervisão institucional em empresas públicas e privadas.
Docente de cursos presenciais e tele presenciais – EAD.
10h30 – Debate
11h30 – Encerramento
11h30 – 12h15 – INTERVALO
12:10 – 14:10 – CINEMA: “O QUARTO DE JACK”
14h10 – 14h30 – INTERVALO
14h30 – PALESTRA
"QUAL O SENTIDO DA VIDA? Como a Logoterapia acolhe
este anseio"
Mediadora: Profª Ms Claudia Tavares
Ruggi
PALESTRANTE: MARILUCY
W. MARUCCI
Graduada em licenciatura e bacharelada em Psicologia em 1987 pela
OSEC/UNISA. Especialização em Psicologia Clínica Preventiva pela Sociedade de
Psicologia Clínica Preventiva em 1991. Especialização em Logoterapia e
Especialização em Logoteoria Aplicada à Educação pela SOBRAL em 1997. Especialização
em Saúde da Família – UNIFESP em 2016. Possui Aperfeiçoamento em Gerontologia
Social pela USP em 2001. Aperfeiçoamento em Drogadependência para Profissionais
da Área de Saúde Pública pela UNIFESP/Escola Paulista de Medicina – PROAD em
1993. Aperfeiçoamento em Atendimento Psicológico em Instituições pelo Instituto
de Psicologia da USP em 1990. Docente do Curso de Especialização em Análise
Existencial e Logoterapia da SOBRAL. Ex-docente do Curso de MBA em
Desenvolvimento Humano da Franklin Covey e Vital Smarts. Realiza atendimento
clínico e Psicodiagnóstico com embasamento na Logoterapia. Atuação junto à
equipe de Saúde Mental e equipe multidisciplinar em Unidade Básica de Saúde da
Prefeitura do Município de São Paulo desde 1989, no atendimento clínico e
também no treinamento e coordenação de Agentes de Saúde Comunitárias do
programa Saúde da Família do Ministério da Saúde. Atual Interlocutora para a
Área Técnica de Atenção Integral a Saúde da Pessoa em Situação de Violência da
STS do M’Boi Mirim onde desenvolve e atua no aperfeiçoamento e fortalecimento
dos Núcleos de Prevenção a Violência e também no projeto: Laboratório
Experimental: Fortalecendo o Profissional do NPV. Experiência em implantação em
escola pública de programa específico de Educação e Saúde. Palestrante em
empresas e escolas a respeito de questões relacionadas à Educação, Prevenção,
Promoção de Saúde, Humanização, Desenvolvimento Humano e Logoterapia.
Assessoramento Psicoeducativo Espiritual em empresas e escolas. Ex-presidente
da SOBRAL. Membro credenciado ao Viktor Frankl Institut de Viena.
16h30 – Debate
17h30 – Encerramento
17h30 – 19h00 – INTERVALO
19:00 – 19:30 – APRESENTAÇÃO ED BROWN
Repertório
Mesclado de Música Brasileira e Internacional de RnB e MPB
19h30 – PSICODEBATE – (com transmissão simultânea na
sala 307)
Uma discussão sobre o filme "O
QUARTO DE JACK"
Mediador: Aluno Yuri de
Oliveira (6ºsemestre)
BIANCA MATURANA
SALA
Psicóloga graduada pela Universidade São Marcos, com formação na abordagem
fenomenológico-existencial e análise do existir pela Sobraphe - Sociedade
Brasileira de Fenomenologia Hermenêutica e Análise do Existir. Realiza
atendimento individual de crianças, adolescentes e adultos.
DÉBORA CANDIDO DE
AZEVEDO
Psicóloga clínica (1989), Mestre em Educação (1997) com
experiência acadêmica nas disciplinas de Psicologia Escolar, Psicologia
Infantil, Psicoterapia, Oficina de Criatividade, Atenção Psicossocial, Métodos
e Técnicas de Pesquisa, Aconselhamento Psicológico e Grupo de pais. Formação em
Psicologia Fenomenológica e Análise do Existir (SOBRAPHE-2000). Atualmente
docente da Universidade Paulista com estágio supervisionado em psicodiagnóstico
interventivo e plantão psicológico. Membro da diretoria (1ª. tesoureira) da
SE&PQ (Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos), do PEM (Núcleo de
Pesquisas e Estudos Merleaupontianos) e da ALPE (Associação Latinoamericana de
Psicoterapia Existencial). Atendimento clínico e supervisão numa abordagem
FENOMENOLÓGICOEXISTENCIAL. Participação em congressos nacionais e
internacionais como conferencista com alguns trabalhos publicados
SILVANA PARISI
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(1977) e mestrado (2002) e doutorado (2009) em Psicologia Escolar e do
Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São
Paulo. É analista em formação (2014) do Instituto Junguiano de São Paulo
(IJUSP), vinculado à Associação Junguiana do Brasil (AJB) e à International
Analytical Psychology Association (IAAP). Tem experiência na área de Psicologia
Clínica com abordagem em Psicologia Analítica, atuando principalmente nos
seguintes temas: mulheres, supervisão clínica, análise junguiana, grupos,
técnicas expressivas, menopausa, relacionamento amoroso, mitos. Autora do
livro: Amor e separação: reencontro com a alma feminina, Vetor, São Paulo, 2012
ANDREA SIOMARA
Psicóloga, secretária executiva trilíngue e musicista.
Graduada em Psicologia pela Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO -
em 2004 e em Secretariado Trilíngue pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo -
FATEC - em 1999. Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da
Universidade de São Paulo (2009), sob orientação do Professor Doutor Arley
Andriolo (Laboratório de Psicologia da Arte). Professora universitária na
Universidade Paulista - UNIP - onde leciona Psicologia Social, Pesquisa de
Campo em Psicologia Social, Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência, e
Metodologia do Trabalho Acadêmico.
ALEXANDRE PATRÍCIO
Doutorando pelo Programa de Psicologia Clínica da PUC-SP
(2018) e Mestre pelo mesmo Programa (2018). Possui graduação em Pedagogia pela
Universidade Paulista/UNIP (2010), especialização em Psicopedagogia Clínica e
Institucional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012), formação em
Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo (2014) e
extensão universitária em Psicanálise da Criança pelo Instituto Sedes
Sapientiae (2015). Professor da Universidade Paulista (UNIP) nos cursos de
graduação em Pedagogia e Psicologia (2014-2017). Atende em consultório
particular como psicanalista. Coordena grupo de estudos sobre Freud em sua
clínica (2017-atual). Tem experiência na área de Psicanálise e Educação, com
ênfase em "Intervenção Psicanalítica e Educação Escolar", atuando
principalmente nos seguintes temas: análise da subjetividade psíquica e sua
importância para a construção do processo de aprendizagem infantil;
articulações entre a Psicologia da Educação e a Psicanálise (sob a perspectiva
teórica de Freud, Ferenczi, Klein, Winnicott, Piaget e Wallon). É autor do
livro "Psicanálise e Educação Escolar: Contribuições de Melanie Klein",
São Paulo: Zagodoni, 2018.
21h30 – Debate
22h30 – Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário