RESUMO DO PRIMEIRO SEMESTRE DE PSICOLOGIA UNIP 2018/1
História da psicologia.
Leituras obrigatórias:
SCHULTZ, D.P e SCHULTZ, S.E – História da Psicologia Moderna. Cap. 4,6,7 e 8
Módulo 1
Para o surgimento da Psicologia, Figueiredo dá duas condições:
1- Estabelecimento da ideia de que as pessoas são indivíduos independentes e donos de uma experiência de si que as diferencia das demais (ou seja, o que chamamos hoje de subjetividade).
2- É preciso que esta experiência de si seja objeto de duvida e cogitações: quem sou eu? Por que sou assim?
E como a experiência de si, o reconhecimento do eu, da individualidade não existirem desde sempre, a história da psicologia é “curta”.
Há algumas informações sobre a Idade Média que nos ajudam, por exemplo, as posições sociais eram determinadas pelo nascimento e o clero tinha amplo poder político e mantinha seus costumes e ordens inquestionáveis.
A vida era muito determinada, a pessoa não tinha liberdade para escolher o que queria ser, não precisava se reconhecer e nem se questionar.
Módulo 2
No Renascimento houve muitas transformações devido as Grandes Navegações, sendo assim, foi um período que favoreceu descobertas, invenções, os preceitos e costumes da Igreja passaram a ser questionados, e começava a se deixar para trás os valores medievais, e agora o homem era o responsável para reger a vida, as relações, etc. Não haverá mais uma “única verdade”, os ditames divinos foram sendo desconsiderados, sendo agora responsabilidade do homem a criação para si, por meio de normas auto impostas um modo de ser e um destino.
Há um processo de valorização do homem, ele agora é livre e tem o poder de escolher, mas também ganha a responsabilidade pelos resultados das próprias ações.
Módulo 3
Neste módulo já se destaca René Descartes, e a sua busca pela verdade, surge o “Penso, logo existo” –“enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa”. O seu livro “Discurso do Método” coloca o centro do mundo em uma das capacidades humanas: a razão, a autoconsciência
Descartes postula a razão como base segura para o conhecimento, mas esta ideia é contraposta ao longo dos séculos XVII, XVIII por empiristas como Locke, George Berkeley, David Hume, que acreditam que as experiências sensoriais são as fontes do único conhecimento possível.
Nota-se que a subjetividade vai se tornando mais complexa, nesta época, estão se desenhando os elementos que reconhecemos hoje como mundo psicológico.
Além disso, trata-se também da loucura, que nem sempre foi vista com receio, nem sempre quem perdia a razão era chamado de louco, e no livro, mostra um pouco a história da loucura e como somente a partir do século XVII que uma pessoa que perde a razão é vista quase que com os mesmos olhares dos dias de hoje. Onde são afastados, internados e etc.
A representação moderna da loucura é outra afirmação do eu como consciência e capacidade de reconhecer a verdade.
Módulo 4
Com homens livres, podendo fazer escolhas, obviamente surge a dificuldade em viver com mais pessoas, insurge-se a natureza humana, egoísta, vaidosa e auto referente. Thomas Hobbes propõe um pacto social, onde todos cederiam parte de sua liberdade em prol da constituição de um Estado Civil.
Além disso, há também a necessidade de espaço público e privado, há a necessidade de privacidade, e um mundo de representação.
Segundo bimestre.
No segundo livro, trata-se muito de Wundt, Introspecção, Titchener, estruturalismo, funcionalismo, Willian James, Darwin, Galton, Spencer, entre outros.
Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo vital
Estágios do desenvolvimento pré-natal
Nascimento
Recém nascidos possuem reflexos, como por exemplo os reflexos adaptativos (de sugar e engolir, abertura e fechamento da pupila do olho com as variações de luz, entre outros), e os reflexos primitivos (reflexos do susto, de Babinski, de agarrar, da natação, entre outros.
Já em relação as habilidades sensoriais, eles podem ouvir mesmo antes de seu nascimento e preferem a voz da mãe. Com a visão os elementos básicos do sistema visual estão presentes no nascimento, porém, não totalmente desenvolvidos. Paladar é bem desenvolvido e preferem os gostos doces. O olfato é bem desenvolvido, alguns bebês de uma semana de idade conseguem diferenciar o cheiro da mãe e de outras mulheres. Tato, sentem toques e são sensíveis as mudanças na temperatura.
Estudamos os desenvolvimentos físico-motor, cognitivo, de recém nascidos. Desenvolvimento físico-motor, da linguagem, psicossocial, cognitivo e perceptivo de crianças de 0-2 anos. Desenvolvimento físico-motor, cognitivo, da linguagem e psicossocial de crianças de 2-6 anos. Desenvolvimento físico-motor, cognitivo e psicossocial de 6-12 anos.
Adolescência: Puberdade, transformações físicas e biológicas, desenvolvimento psicossocial, etc.
Adulto jovem (18-45) mudanças físicas, cognitivas e psicossocial.
Meia idade (45-60) – Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
Velhice e morte – Declínio da reserva orgânica, sistema imunológico e da força muscular. Necessidade do sono, sistema nervoso mais lento, habilidades linguísticas tendem a aumentar até a idade muito avançada, e é frequente ocorrer falhas na memória. Entre outros aspectos.
Indico o livro Chaves para a psicologia do desenvolvimento do ciclo vital.
História do Pensamento Filosófico
Como é muita coisa, colocarei apenas os tópicos e indico para quem quiser saber realmente os assuntos, ler as apostilas ou alguns capítulos do livro: Iniciação a filosofia da Marilena Chauí.
- O que é e por que estudar filosofia.
- A consciência mítica e as funções do mito
- O surgimento da filosofia
- Sócrates e os sofistas
- A caverna de Platão e a filosofia de Aristóteles
- A filosofia medieval: patrística e escolástica
- Racionalismo x empirismo
- O cristianismo Kantiano e o idealismo hegeliano.
Psicologia ciência e profissão
1 – Diversidade da ciência psicológica: que trata da diversidade de pensamentos e conhecimento psicológico, e como muitos alunos se assustam com essa característica da psicologia.
2- A diversidade da atuação do psicólogo: irá conter informações sobre a atuação dos psicólogos e as principais atividades desenvolvidas neles.
3 – A atuação do psicólogo em contextos científicos: informações gerais sobre a atuação do psicólogo em contextos específicos de atuação, mencionados no texto anterior como da Saúde consultório particular, o Hospital geral e as instituições de saúde), Educacional, Organizacional e o de Pesquisa.
4 – A Função Social da atuação do psicólogo – critérios para a reflexão sobre a atuação profissional do psicólogo, entrará em contato com um critério que avalia a função social do trabalho do profissional.
Interpretação e produção de texto
-A importância da leitura
- As diferentes linguagens
- O que é linguagem
- Linguagem verbal
- Linguagem não verbal
- Linguagem formal
- Linguagem informal
- Linguagem sincrética.
- Noções de texto
-O texto não é um aglomerado de frases
- Todo texto contém um pronunciamento dentro de um debate de escala mais ampla
- Texto escrito e texto oral
- Estilos e gêneros discursivos
-Texto jornalístico
- Texto literário e não literário
- Texto técnico
- Texto Científico
- Texto publicitário
- Coerência e Incoerência
- Clareza/ Concisão
- Organização discursivo – textual
- Descritivo
- Argumentativo
- Narrativo
- Concisão e precisão
- Recursos coesivos
- Complemento gramatical.
Educação Ambiental
- O que é educação ambiental
- Histórico da Educação ambiental
- Conceitos de Educação Ambiental
- Agenda 21
- Rio 92
- Movimentos ambientalistas: trajetória histórica
- Educação no Processo de Gestão Ambiental: caminhos que levam a uma prática pedagógica emancipatória
- Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
Nenhum comentário:
Postar um comentário