Psicologia do Camaleão

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quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Aula Psicologia Comportamental 19/09/2019


Os efeitos da punição sobre o comportamento.


Dando maior ênfase aos efeitos produzidos sobre o comportamento. Para isso, foi apresentada uma breve definição sobre o que é a punição e como essa acontece em nossa sociedade. Posteriormente serão oferecidas possíveis alternativas de controle menos prejudiciais ao indivíduo, esclarecendo que a total eliminação do controle comportamental é impossível. A coerção, assim como qualquer outro tipo de controle, tem a finalidade de influenciar comportamentos. Porém, quando o controle acontece de forma coercitiva, surgem diversos subprodutos nocivos à vida social e pessoal do indivíduo que tem o seu comportamento punido. Considera-se controle coercitivo, quando o comportamento é controlado por reforçamento negativo ou punição (SIDMAN, 1995).
Segundo a visão da filosofia Behaviorista Radical, todo comportamento, seja humano, ou não, é controlado pelas consequências e pelos estímulos antecedentes. Esse controle pode acontecer de formas distintas. Uma das formas é através de um controle não-coercitivo onde os prejuízos para o sujeito são mínimos. Já a outra forma de controlar o comportamento humano é através de um controle chamado pelos analistas do comportamento de coerção, ou controle coercitivo. O controle coercitivo acontece quando o comportamento é controlado de forma aversiva para o sujeito. Sabe-se, portanto, que o controle sobre o comportamento está em toda parte do mundo e isso não há como negar, mas sabe-se também que nem todo controle é coercitivo. 
Veja Material da Aula

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Aula de Neuropsicologia 18/09/2019

Sistema Nervoso Somático:


Relaciona o organismo com o meio ambiente
Relacionado à musculatura estriada

Nervos Aferentes – conduz aos centros nervosos impulsos originados em receptores periféricos, informando-os sobre o que se passa no meio ambiente

Nervos Eferentes – leva aos músculos estriados esqueléticos o comando dos centros nervosos, resultando movimentos voluntários


sistema nervoso somático é um componente motor, funcionalmente, o componente motor é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso somático fornece impulso motor impulsos motores aos músculos esqueléticos. A maioria dos movimentos controlados pelos sistema nervoso somático são conscientes, enquanto o controle exercido pelo sistema nervoso automático ocorrem em nível inconsciente.
Apresenta um nervo aferente que conduz os estímulos sensitivos para o SNC e um nervo eferente que leva ao músculo estriado esquelético o comando motor originado do SNC.
Lobo frontal (localizado a partir do sulco central para a frente) - Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção. Lobo Parietal (localizado a partir do sulco central para trás ) - Responsável pela sensação de dor, tato, gustação, temperatura, pressão.


Lobo Frontal:

Sulcos:
Sulco Pré-central: mais ou menos paralelo ao sulco central.
Sulco Frontal Superior: inicia-se na porção superior do sulco pré-central e dirigi-se anteriormente no lobo frontal. É perpendicular a ele.
Sulco Frontal Inferior: partindo da porção inferior do sulco pré-central, dirige-se para frente e para baixo.
Giros:
Giro Pré-central: localiza-se entre o sulco central e o sulco pré-central. Neste giro se localiza a área motora principal do cérebro (córtex motor).
Giro Frontal Superior: localiza-se acima do sulco frontal superior.
Giro Frontal Médio: localiza-se entre o sulco frontal superior e inferior.
Giro Frontal Inferior: localiza-se abaixo do sulco frontal inferior. O giro frontal inferior do hemisfério esquerdo é o centro cortical da palavra falada

Lobo Temporal:

Sulcos: 

Sulco Temporal Superior: inicia-se próximo ao pólo temporal e dirige-se para trás paralelamente ao ramo posterior do sulco lateral, terminando no lobo parietal.

Sulco Temporal Inferior: paralelo ao sulco temporal superior é geralmente formado por duas ou mais partes descontinuas.

Giros:   

                                                                                                                                                                  Giro Temporal Superior: localiza-se entre o sulco lateral e o sulco temporal superior.

Giro Temporal Médio: localiza-se entre os sulcos temporal superior e o temporal inferior.

Giro Temporal Inferior: localiza-se abaixo do sulco temporal inferior e se limita com o sulco occípito-temporal.

Afastando-se os lábios do sulco lateral, aparece o seu assoalho, que é parte do giro temporal superior. A porção superior deste assoalho é atravessada por pequenos giros transversais, os giros temporais transversos, dos quais o mais evidente é o giro temporal transverso anterior. Esse é importante pois se localiza o centro cortical da audição.

Lobo Parietal:

Sulcos:
Sulco Pós-central: localiza-se posteriormente ao giro pós-central. É paralelo ao sulco central.
Sulco Intraparietal: geralmente localiza-se perpendicular ao sulco pós-central (com o qual pode estar unido) e estende-se para trás para terminar no lobo occipital.
Diferentemente dos outros lobos, o lobo parietal apresenta um giro e dois lóbulos:
Giro Pós-central: localiza-se entre o sulco central e o sulco pós-central. É no giro pós-central que se localiza uma das mais importantes áreas sensitivas do córtex, a área somestésica.
Lóbulo Parietal Superior: localiza-se superiormente ao sulco intra-parietal.
Lóbulo Parietal Inferior: localiza-se inferiormente ao sulco intraparietal. Neste, descrevem-se dois giros: o giro supramarginal, curvando em torno da extremidade do ramo posterior do sulco lateral, e o giro angular, curvando em torno da porção terminal e ascendente do sulco temporal superior.

Lobo Occipital:

O lobo occipital ocupa uma porção relativamente pequena da face súpero-lateral do cérebro, onde apresenta pequenos sulcos e giros irregulares e inconstantes. Os principais sulcos e giros desse lobo são visualizados na face medial do cérebro.

Durante o desenvolvimento embrionário, quando o tamanho do encéfalo aumenta rapidamente, a substância cinzenta do córtex aumenta com maior rapidez que a substância branca subjacente. Como resultado, a região cortical se enrola e se dobra sobre si mesma. Portanto, a superfície do cérebro do homem e de vários animais apresenta depressões denominadas sulcos, que delimitam os giros ou circunvoluções cerebrais. A existência dos sulcos permite considerável aumento do volume cerebral e sabe-se que cerca de dois terços da área ocupada pelo córtex cerebral estão “escondidos” nos sulcos.
Sulco Central: separa o lobo parietal do frontal. O sulco central é ladeado por dois giros paralelos, um anterior, giro pré-central, e outro posterior, giro pós-central. As áreas situadas adiante do sulco central relacionam-se com a MOTRICIDADE, enquanto as situadas atrás deste sulco relacionam-se com a SENSIBILIDADE.
Sulco Lateral: é o sulco que separa o lobo frontal do lobo temporal. Ele é subdividido em ascendente, anterior e posterior.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Aula Psicologia Sócio-Interacionista 17/09/2019


Zona de desenvolvimento proximal

É um conceito elaborado por Vigotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real,determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda e o Nível de desenvolvimento potencial determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro (uma criança mais velha). É a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis. A Zona de Desenvolvimento Proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão, presentemente, em estado embrionário.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Aula de Técnica de Avaliação da Inteligência 16/09/2019


A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4a Edição (WISC-IV) – é um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual das crianças e o processo de resolução de problemas. Faixa etária: 6 anos e 0 meses a 16 anos e 11 meses . É composto por 15 subtestes, sendo 10 principais e 5 suplementares, e dispõe de quatro índices, à saber: Índice de Compreensão Verbal, Índice de Organização Perceptual, Índice de Memória Operacional e Índice de Velocidade de Processamento, alem do QI Total.


Este módulo é o primeiro sobre a Escala Wechsler de Inteligência para crianças. Neste você encontrará questões que permitirão revisar o conceito de inteligência que está por trás desta escala de avaliação, bem como, o desenvolvimento do material, sua organização e aplicações. Você poderá rever a aplicação do teste e as instruções normativas tanto da aplicação quanto da correção. A qualificação do usuário, também será discutida.
A publicação do WISC IV no Brasil (2013) foi de grande importância para a avaliação psicológica, pois passamos a contar com a versão adaptada e atualizada do instrumento considerado pela comunidade científica como o mais importante para avaliação da inteligência de crianças. 
O WISC IV pode ser utilizado em crianças e adolescentes entre as idades de seis a dezesseis anos, em aplicações individuais. Constituído por 15 subtestes, sendo 10 principais e 5 suplementares. Os subtestes estão agrupados em quatro índices, a saber: Índice de Compreensão Verbal, Índice de Organização Perceptual, Índice de Memória Operacional e Índice de Velocidade de Processamento, além do QI Total. Depois de corrigidos, pontuados e transformados em valores ponderados, os resultados permitirão os cáculos de de QIs, percentis e intervalos de confiança para cada índice e para o QI total. 
O psicólogo que utilizar este instrumento deverá conhecê-lo muito bem antes de aplicá-lo. Deverá dominar as regras gerais de aplicação e de pontuação sem as quais poderá incorrer em erros. Vale lembrar que a utilização de qualquer teste psicológico tem como finalidade auxiliar o processo de avaliação psicológica, com vistas a identificar as forças e fraquezas do indivíduo que se submete a ela, isto é, as habilidades e defasagens apresentadas pelo cliente. Segundo FIGUEIREDO (2012 p.37), "Os escores resultantes das Escalas Wechsler de Inteligência, além de quantificar o nível intelectual do indivíduo, proporcionam uma vasta gama de dados qualitativos. A análise qualitativa das respostas possibilita identificar falhas na estrutura intelectual, assim como características emocionais e socioculturais."
Para o estudo deste tema, que também será abordado no módulo 7, sugerimos o estudo dos materiais do WISC IV, assim como a leitura do livro:
WEISS, LAWRENCE G. et al. WISC-IV: interpretação clínica avançada. 1ª ed. São Paulo: Casais Livraria e Editora Ltda., 2016, 504 p.

Para complementar seus estudos sugerimos a leitura: CUNHA, J.A., Escala Wechsler. Em, CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico - V. POrto Alegre, Artes Médicas. 2000.

domingo, 15 de setembro de 2019

Temas em Psicologia Social NP1

Sílvia Lane e o projeto do "Compromisso Social da Psicologia"



Este artigo apresenta os principais aspectos da trajetória da Prof. Sílvia Tatiana Maurer Lane, desde a construção de uma Psicologia Social crítica até a formulação de um projeto de compromisso social da Psicologia. A Prof. Sílvia Lane foi pioneira nas formulações teóricas que colocaram a Psicologia Social brasileira em questão, ressaltando a necessidade de se explicitar seu vínculo com interesses dominantes e de se redirecionar sua produção no sentido de contribuir para a transformação social.

Leia o Artigo Completo.

IDEOLOGIA, Psicologia social contemporânea

Pedrinho A. Guareschi

A ideologia nem era mencionada, ao se falar em psicologia social, pelos autores que pretenderam tomar conta da psicologia social, transformando-a numa disciplina individualizante e experimental.

Leia o Artigo Completo.

JOGO DAS CORES PROIBIDAS - VYGOTSKY

JOGO DAS CORES PROIBIDAS 

Trabalho de Psicologia Sócio-Interacionista NP1
Objetivos:

Verificar a habilidade da criança na utilização de instrumentos e signos culturais como auxiliares na lembrança (memória) de instruções em situações de jogos;

Observar a existência e a freqüência da fala egocêntrica usada pela criança na tentativa de dirigir e organizar suas ações;

Observar como a capacidade das crianças de memorizar instruções, oferecidas em três situações de jogo, vai se construindo no decorrer de seu desenvolvimento físico e intelectual.

Veja Material para a realização do trabalho em grupo
A Formação social da mente

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Aula Relações Étnico Raciais 12/09/2019


O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo. Essa diversidade é resultado da contribuição de vários povos na formação da nossa identidade, como os índios, os primeiros colonizadores (os portugueses) e imigrantes (franceses, holandeses, italianos, japoneses, alemães entre outros), e os negros vindos da África. Na obra, Ribeiro quis responder à pergunta “por que o Brasil não deu certo? ” e debruçou-se sobre a formação do povo brasileiro. No estudo, ele defendeu a miscigenação como fator preponderante da diversidade que caracteriza o Brasil. Essa fusão biológica e cultural teria se iniciado logo que os primeiros portugueses desembarcaram na América, e a gestação étnica do brasileiro se prolongou por todo o período colonial (1530 – 1815). Assim, o africano que chegou ao Brasil teve sua identidade negada e marginalizada, ele se tornou um ser sem identidade.

Veja se o que você está procurando tem aqui. Pesquise.

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