PLANO DE ENSINO
CURSO: Psicologia
SÉRIE:
2º semestreDISCIPLINA: Teorias e Sistemas em Psicologia
I – EMENTA
A diversidade teórica da Psicologia resultante da adesão a diferentes conjuntos de
pressupostos ontológicos e epistemológicos. A constituição das teorias e sistemas
psicológicos a partir do cenário histórico, cultural, social e filosófico que as tornam
possíveis.
II – OBJETIVOS GERAIS
Reconhecimento da Psicologia como um saber referido às condições históricas,
filosóficas e sociais presentes em sua produção.
Caracterização das principais posições teóricas presentes no campo da
Psicologia.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Tais competências serão desenvolvidas a partir das seguintes habilidades:
Relacionar as diferentes formulações teóricas aos contextos históricosociais
que as tornaram possíveis;
Comparar fundamentos e conceituações de diferentes teorias, identificando
convergências e divergências.
Ler e interpretar textos.
Levantar informação bibliográfica através dos meios convencionais e
eletrônicos;
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I. A organização das idéias psicológicas em escolas de pensamento
II. Behaviorismos
II.1 Behaviorismo Metodológico
II.2 Behaviorismo Radical
II.3 Behaviorismo Social: o desafio cognitivo
III. O funcionalismo europeu
III.1 A Psicologia da Gestalt
III.2 Lewin e a Teoria de Campo
IV. A Psicanálise
IV.1 Freud e a criação da Psicanálise
IV.2 Desdobramentos da Psicanálise na Europa e nos EUA
V. O movimento humanista americano
V.1. As idéias de Maslow
V.2. A abordagem centrada na pessoa de Rogers
VI. O Existencialismo europeu
VI.1 A proposta filosófica de Husserl, Heidegger e Sartre
VI.2 As influências para a Psicologia
VII. A Psicologia Sócio-Histórica
VII.1 O legado de Vygotsky
VII.2 O marxismo na psicologia ocidental
V – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
Aulas expositivas dialogadas destinadas a abordar o conteúdo programático da
disciplina, incluindo:
Utilização de recursos pedagógicos que ilustrem o espírito da época de
surgimento das teorias estudadas e que permitam a comparação entre
diferentes teorias e sistemas.
Proposição de questões reflexivas sobre o tema, exercícios individuais e
grupais ou outras estratégias que instiguem o desenvolvimento do
raciocínio lógico e possibilitem a expressão do pensamento, de parte do
aluno.
Indicação de tarefas preparatórias para as atividades de classe, tais como
leituras dirigidas e seleção de materiais ilustrativos do tema a ser
trabalhado.
VI – AVALIAÇÃO
Provas bimestrais: provas individuais, escritas, sem consulta, obedecendo
aos parâmetros definidos pela Coordenação Geral do Curso de Psicologia.
As provas devem ter 12 questões objetivas.
Trabalhos bimestrais (opcionais): a cada bimestre, poderá ser solicitada a
realização de um trabalho, individual ou grupal, a critério do professor. Os
trabalhos poderão consistir em resenhas, fichamentos, pesquisas
bibliográficas etc., elaborados em conformidade com as normas da ABNT.
Os trabalhos devem servir à concretização dos objetivos da disciplina,
auxiliando o aluno na compreensão dos temas propostos.
Composição da nota bimestral: se forem propostos trabalhos, estes terão
peso 1, tendo a prova peso 9. Caso não sejam oferecidos trabalhos, a nota
bimestral será a da prova, variando de zero a dez pontos.
VII – BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
FIGUEIREDO, L. C. Matrizes do Pensamento Psicológico. 12ª ed. Petrópolis:
Vozes, 2002.
JACÓ-VILELA, A. M.; FERREIRA, A. A. L.; PORTUGAL, F. T. (orgs.) História da
psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2007.
SCHULTZ, D. P. & SCHULTZ, S. E. História da Psicologia Moderna. 8ª ed. São
Paulo: Thomson Learning, 2007.
COMPLEMENTAR
BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M.; FURTADO, O. (Orgs.) Psicologia Sócio
Histórica (uma perspectiva crítica em Psicologia). São Paulo: Cortez, 2001.
CARDINALLI, I. E. Daseinsanalyse e Esquizofrenia. São Paulo: Escuta, 2012.
GOODWIN, C. J. História da psicologia moderna. São Paulo, Cultrix, 2005.
KAHHALE, E. M. P. (org.) A diversidade da psicologia: uma construção teórica.
São Paulo: Cortez, 2002.
PENNA, A. G. Introdução à psicologia do século XX. Rio de Janeiro: Imago
Ed., 2004.