Videos Aulas - Freud - Psicanálise (DIDATICS)
A teoria de Sigmund Freud, a psicanálise, teve um impacto enorme na forma como entendemos a mente humana e, claro, na educação. Nesse primeiro vídeo, vamos conhecer os conceitos básicos da psicanálise como consciente, inconsciente, pré-consciente, pulsão de vida e pulsão de morte.
Nesse vídeo, descrevemos a teoria estrutural da personalidade desenvolvida por Freud, ou seja, o que são id, ego e superego e como esses elementos interagem entre si para organizar a pisque. Descrevemos, ainda, o processo gerador da ansiedade e o que são os mecanismos utilizados pelo ego para se proteger desse sentimento
Existe uma tensão, como vimos, entre as pulsões que o id deseja realizar e as limitações impostas pela realidade externa. Esse conflito pode gerar ansiedade, a sensação de perigo iminente. Para se proteger da ansiedade, o ego gera mecanismos de defesa. Nesse vídeo, trataremos dos seguintes mecanismos: projeção, formação reativa, racionalização, negação, isolamento, deslocamento, regressão, sublimação e recalque (repressão)
Freud percebeu que, ao longo do desenvolvimento físico e mental, as pessoas passam por fases psíquicas que ele chamou de fases psicossexuais: fase oral, fase anal, fase fálica (na qual se desenvolve o complexo de Édipo), período de latência e fase genital. Nesse vídeo, as diferentes etapas são descritas.
Nesse vídeo, diferenciamos e caracterizamos neuroses e psicoses procurando sempre manter a consistência com a concepção freudiana dessas manifestações. São abordadas a neurose histérica, neurose obsessiva, neurose fóbica, neurose atual, além dos três grandes grupos de psicoses: paranoia, esquizofrenia e transtornos do humor.
A neurose de transferência faz parte do nosso cotidiano. Boa parte de nossos relacionamentos envolve algum nível de transferência. Ao longo da vida, as pessoas transferem seus afetos vividos na infância para outras figuras que passam a ser depositárias desses afetos. É um processo inconsciente de repetição de formas de se relacionar com as pessoas, e ela pode ter um papel importante na educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário