A
fim de contextualizar os testes de inteligência, o Módulo
(1) refere-se aos Fundamentos
do Processo Psicodiagnóstico. Neste, como o próprio nome diz, você
encontrará os fundamentos deste processo, na perspectiva clínica. A
caracterização e operacionalização do processo, sua definição e objetivos serão
alguns dos pontos abordados. Também será abordada a questão da responsabilidade
sobre os pacientes.
No Módulo (2), serão
focalizados os Passos do Processo
Psicodiagnóstico, ou seja, a formulação das hipóteses, o contrato de
trabalho, o estabelecimento de um plano de avaliação e a escolha da bateria de
testes. Depois disto, será revisto os principais levantamentos, análise e
integração de dados, diagnóstico, prognóstico e comunicação dos resultados.
Quanto ao Módulo (3), será o
primeiro de três sobre as Teorias de
Inteligência, neste caso abordando algumas considerações críticas.
Inicialmente, você verá uma pequena reflexão sobre as discussões a respeito do
conceito de inteligência e seu uso na avaliação psicológica. Em seguida, serão
abordadas algumas críticas sobre Medida da Inteligência, sua definição e a
classificação dos testes de inteligência. E, finalmente, algumas alterações
previstas para a avaliação de inteligência.
Em continuidade, o Módulo
(4) ainda estará centrado nas Teorias
de Inteligência, desta vez a respeito da Inteligência
Fluida e Cristalizada. Possibilitará uma análise crítica sobre a
concepção dos dois fatores gerais e sua versão como teoria das capacidades
cognitivas de Cattell-Horn-Carroll. Para isto, revisará a teoria das três
camadas de John Carrol (1993).
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