Psicologia do Camaleão

“ Devido ao transtorno da pandemia do covid-19, este blog está temporariamente sem atualização. Mas com certeza em breve retomarei. Obrigado a todos.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Documentário Teoria Psicanalítica..


O Homem dos Ratos - Sigmund Freud


O homem dos ratos foi o pseudônimo dado por Sigmund Freud para o seu paciente Ernst Lanzer. Ernst era advogado e procurou Freud em 1907 com queixas típicas de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Temia que caso ele não se comporte de uma determinada maneira, então seus entes queridos serão feridos. Não resistia a fazer contagens e reflexões inúteis mesmo ciente da inutilidade delas. Freud usou as suas interpretações desse caso como base de sua teoria sobre sexualidade, racionalização e neurose obsessiva.
As interpretações de Freud sobre "O homem os ratos" foram publicadas como "Notas sobre um caso de neurose obsessiva" em 1909 e foi apresentado por Freud em quatro congressos da Sociedade Psicanalítica de Viena e no primeiro congresso psicanalítico internacional em Salzburgo. Relatar que sua melhora foi completa foi uma notável exageração e a história mostra que em diversos pontos críticos Freud mentiu, por exemplo sobre a duração do tratamento (foram poucos meses, mas ele disse que foram vários anos).

Análise de uma Mente.


Análise de uma Mente, aborda vários aspectos importantes sobre a vida de Sigmund Freud, sua infância, suas relações familiares tanto como filho quanto como pai, passando pelos principais contatos e influências na formulação dos seus conceitos fundamentais, até sua fama mundial e morte.

Freud Além da Alma - Filme completo


Freud Além da Alma, 1885. Enquanto a maioria de seus colegas se recusa a tratar a histeria acreditando tratar-se simulação, Sigmund Freud (Montgomery Clift) faz avanços usando a hipnose. Sua principal paciente é uma jovem que não bebe água e é atormentada diariamente pelo mesmo pesadelo.

O Jovem Dr. Freud - Documentário


Documentário exibido no History Channel, sobre o momento de criação da Psicanálise. Mostra quais foram os caminhos que levaram Freud a pensar nas teorias da sexualidade e do inconsciente, e quais foram as dificuldades e desafios encontrados neste percurso. Levando em conta as influências científicas da época, com belas imagens da Viena do início do séc. XX. Neste documentário podemos compreender as várias facetas de Freud que contribuíram para a criação da psicanálise: seu interesse como pesquisador, sua herança de neurologista, sua motivação como terapeuta. Altamente biográfico. O documentário conta ainda com depoimentos de Sophie Freud, neta de Freud, do famoso historiador da psicanálise Peter Gay, entre outros. Vale para aqueles que querem conhecer um pouco da psicanálise e para aqueles que já a conhecem bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja se o que você está procurando tem aqui. Pesquise.

Doe qualquer valor para manutenção deste blog

Doe qualquer valor para manutenção deste blog