Psicologia do Camaleão

“ Devido ao transtorno da pandemia do covid-19, este blog está temporariamente sem atualização. Mas com certeza em breve retomarei. Obrigado a todos.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Resumo Pinóquio às Avessas


Resumo Pinóquio às Avessas

A obra literária de Rubens Alves “Pinóquio às Avessas” me pós a refletir sobre a minha educação, cujo retrata sobre uma realidade atual, onde a educação infantil se baseia apenas naquilo que é definido e considerado necessário para a aprendizagem da criança até a fase adulta para que assim possa ingressar no mercado de trabalho. O autor nos monstra quanto nossa educação, foi uma educação tradicional, conservadora do sistema educacional, limitadas apenas naquilo que deveríamos aprender, aponto de nos impedir que ampliássemos nossos horizontes. Evidentemente para narrar à história o autor inicia contando a estória de um garotinho chamado Pinóquio, um garotinho de carne e osso que não ia para escola se tornou um burrinho que tinha orelhas e um rabinho. Pinóquio era um garoto que adorava brincar que fugia da escola para brincar, no qual o pai de Felipe conta a sua estória para o garotinho na cama, que também acima de tudo era um garotinho que adorava brincar, mas que sempre demonstrava em ser um garotinho muito curioso, que sempre perguntava as coisas a seus pais, sobre certa curiosidade despertada. E quando os pais não sabiam a resposta diziam o seguinte questionamento: na escola de tudo você aprenderá, no tocante âmbito de destacar que a escola era dona do saber, do saber verdadeiro que se tem que aprender ao qual tudo se passa por uma educação meramente tradicional, voltadas a estudos seletivos postos nas disciplinas, onde a criança aprende o aquele conteúdo a ser decorado ministrado pelo professor. Em presença disso, é importante mencionar que esta obra literária é uma dedicada à criança, porem não é uma obra indicada para leitura das crianças, mais sim é uma obra literária indicada para que os professores e pais das crianças leiam no tocante ao objetivo de fazê-los refletir sobre a educação de seus alunos e de seus filhos. Na leitura o autor apresenta uma linguagem simples, clara e sucinta com ilustrações de imagens que as torna a leitura mais instigante, cujo nos fazem sermos co-autor da estória recontada, onde autor pega emprestado o cebolinha e os pais de cebolinha ao autor Maurício de Sousa para ilustrar de mentirinha os personagem representado na estória. 

Thaise.SonAria10/05/2017

É preciso ir à escola para se tornar um ser pensante, com conteúdo, crítico e criativo? Será mesmo que a escola ensina tudo que é preciso, e detêm o conhecimento legítimo?Perguntas como essas suscitam no desenrolar do livro, e nos faz pensar sobre os ensinamentos que a escola tradicional proporciona aos alunos, legitimando o conhecimento que acreditam ser importante, e que muitas vezes faz com que as crianças se sintam excluídas desse sistema, logo nos anos iniciais do ensino.É isso que o livro vai tratar, expor, questionar, e enfatizar. Logo no início do livro, o autor conta sobre os motivos que o levaram a escrever essa história, e destaca que seus questionamentos sobre os contos de fadas o levaram a escrita desse livro. "A estória do Pinóquio, me parece, ensina que as crianças nascem de pau, e só depois de passarem pela escola, ficam crianças de verdade. Se não passarem pela escola, correm o risco de se tornar jumentinhos, com rabo e orelha de burro, , além de zurrar".O livro conta a história de um garoto curioso, que tudo pergunta e quer saber, e sempre escuta dos seus pais a seguinte resposta: "na escola você aprenderá". Felipe é apaixonado por pássaros, e acredita que na escola aprenderá tudo sobre eles. Felipe acredita que a escola deve ser um lugar maravilhoso, e que indo a escola, todas as suas dúvidas serão esclarecidas. Chegando a escola ele descobre que não se pode aprender sobre tudo, somente o que está no "planejamento", porque é esse conteúdo que ele irá precisar para passar no vestibular e se tornar um profissional.Após viver a experiência de ir a escola, Felipe vai se tornando um menino de pau, e justamente por isso ocorre o avesso da história.O livro nos faz pensar e refletir sobre o papel do professor, e sobre a capacidade que este tem de criar sonhos, bem como miná-los. Nos leva a refletir sobre o papel da escola, e dos pais, e a urgência em considerar o potencial de cada criança individualmente, sem comparações, pois cada criança tem uma forma de aprender, de ver o mundo, as coisas, pois cada criança é única. 

Cibelle Alonso23/11/2013


site: http://meublogdeleitura-cibelle.blogspot.com.br/2013/10/pinoquio-as-avessas.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja se o que você está procurando tem aqui. Pesquise.

Doe qualquer valor para manutenção deste blog

Doe qualquer valor para manutenção deste blog