O Período Sensório-Motor
Período sensório Motor (0 até 2 anos)
O período do bebê é bastante complexo, pois nele ocorre à organização do seu desenvolvimento nos aspectos perceptivo, motor, intelectual, afetivo e social. Começará, portanto, com uns poucos reflexos que irão aos poucos se transformando em esquemas senso-motor.
Exemplos: Se você estimular um ponto qualquer na boca do bebê vai desencadear automaticamente o reflexo da sucção; se colocar um dedo na palma da sua mão ele vai segurar firmemente o seu dedo. A emoção é o principal canal de interação do bebê com o adulto e com outras crianças. A afetividade entre adulto e criança é caracterizada pelo toque, mudança no tom de voz e expressões faciais que os adultos sempre fazem ao tentar se comunicar com o bebê. Estas expressões vão se tornando cada vez mais cheias de sentido para ele, constituindo um meio de aprendizagem. A partir daí a criança imita outras pessoas e cria suas próprias reações: balança o corpo, bate palmas, etc.
Logo que essa criança aprende a andar, fica entusiasmada com a capacidade de locomover-se de um lado para outro, isso para ela é uma grande descoberta, mas ainda anda sem uma finalidade específica. O tempo passa e com a utilização da nova descoberta a criança amadurece o sistema nervoso, aperfeiçoa o andar, passando já a sentir-se seguro pra correr e pular. Essa é a fase em que a criança não fica parada, ela mexe em tudo, explora e é muito curiosa. Já consegue segurar algo para comer ou beber, mas ainda não consegue distinguir bem o uso desses objetos, podendo usá-los também para brincar. Por volta do final do segundo ano de vida, desenvolve a fase do faz-de-conta revive cenas recorrendo somente a gestos. O jogo imitativo torna-se, portanto, seu melhor instrumento de aprendizagem. São crianças que se encantam com as pequenas estrofes das músicas e versos infantis, que adoram brincar de faz-de-conta e ouvir os contos de fadas. É nesta fase que as bonecas viram filhas, gostam das tintas, do barro, dos restos de papel e raspas de madeira, da areia, da água e da massa de modelar. Nessa idade também começam a reconhecer a imagem de seu próprio corpo diante do espelho, passando a fazer brincadeiras enquanto observam seu reflexo, aprendem a reconhecer as características físicas começando a construção de sua identidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário