Psicologia do Camaleão

“ Devido ao transtorno da pandemia do covid-19, este blog está temporariamente sem atualização. Mas com certeza em breve retomarei. Obrigado a todos.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Representações sociais: histórico e conceito



Quais as relações entre o pensamento científico e o senso comum? Na tentativa de buscar uma resposta para esta questão num contexto de grande debate sobre a relevância do pensamento científico no pós-guerra e de como este pensamento era assimilado – e transformado – pelas “pessoas comuns”, o francês Serge Moscovici propõe o conceito de Representações Sociais, apresentado pela primeira vez no trabalho “As representações sociais da psicanálise”, em 1961. Tendo como ponto de partida a idéia de Representações Coletivas, antes proposta pelo sociólogo francês Emile Durkheim, Moscovici subverte a concepção durkheimiana e indica que a representação dos objetos e teorias sobre os quais as sociedades humanas têm interesse são (re)construídos por essas sociedades num processo contínuo apoiado, fundamentalmente, nas relações entre as pessoas e os grupos sociais.

Leitura obrigatória
SÁ, C.P. Representações sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In SPINK, M.J. (Org.) A Psicologia no Cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1995. , p. 19-45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja se o que você está procurando tem aqui. Pesquise.

Doe qualquer valor para manutenção deste blog

Doe qualquer valor para manutenção deste blog