Psicologia do Camaleão

“ Devido ao transtorno da pandemia do covid-19, este blog está temporariamente sem atualização. Mas com certeza em breve retomarei. Obrigado a todos.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Vigiar e Punir por Michel Foucault



Vigiar e Punir

GENEALOGIA DA SOCIEDADE DISCIPLINAR

Vigiar e Punir foi publicado por Michel Foucault em 1975. É uma das obras mais famosas do filósofo francês e trata profundamente da questão da disciplina e do poder no mundo moderno. Também se debruça com cuidado sobre a importante mudança de estratégia que abandonou a punição em troca da vigilância constante e reguladora. A pergunta que atravessa todo o Vigiar e Punir é: por que a prisão?  Por que a sociedade capitalista fez as instituições penais desempenharem o papel de encarcerar? Quais são suas causas e seus efeitos? Esta série trata minuciosamente de cada capítulo do livro. Foucault analisa as técnicas de disciplina e vigilância que se espalharam de maneira gradual e imperceptível pela sociedade ao longo do séc. XVIII e XIX.

Sobre os Camaleões



Sobre os Camaleões



1 – Espécies
Quase metade das espécies de camaleão do mundo vive na ilha de Madagascar, na África, com 59 delas existentes apenas por lá. No sul do Saara, além de Portugal, Espanha, Sri Lanka e Índia, também existem algumas espécies, assim como no Havaí e algumas partes da Flórida e Califórnia.

2 – Mudança de cor

Embora não seja unanimidade, a maioria das espécies de camaleão é capaz de mudar a cor da sua pele. Geralmente, eles alteram de marrom para verde, mas alguns podem modificar o seu “look” para muitas outras cores, criando um visual incrível de forma rápida — tanto que uma mudança pode ocorrer em cerca de 20 segundos.
Eles conseguem produzir esse fenômeno porque nascem com células especiais que têm pigmentos. Essas células se encontram em camadas sob a pele externa do camaleão e são chamadas de cromatóforos, que são ativadas por uma mensagem do cérebro.
Uma vez ativados, esses pigmentos se “misturam” como uma pintura. Além dos cromatófaros, a melanina também ajuda os camaleões nesse processo, produzindo o escurecimento através de fibras que se espalham como teias de aranha pelas camadas de células de pigmento.powered by Rubicon Project
E, se você ainda acha que os camaleões mudam de cor para se camuflar, saiba que alguns estudos mostraram que eles mudam de coloração de acordo com a luz, a temperatura ou mesmo o seu humor, podendo também ser uma forma de comunicação com seus semelhantes.

3 – Olhar 360°

Você sabia que os olhos dos camaleões têm um arco de 360 ??graus de visão e podem enxergar em duas direções ao mesmo tempo? Dessa forma, os camaleões têm os olhos mais distintivos de qualquer réptil. Suas pálpebras superiores e inferiores são unidas, formando um dispositivo circular com apenas uma abertura suficiente para a pupila fazer o seu serviço.
Os olhos podem rodar separadamente e focar para observar dois objetos diferentes simultaneamente, o que permite que os olhos se movam independentemente um do outro, sendo uma excelente vantagem para ficar atento aos predadores. Esse sim pode, literalmente, ficar com um olho no peixe e outro no gato.

4 – Tamanhos

Os camaleões variam muito em tamanho e estrutura do corpo, sendo que a sua dimensão pode variar de 15 a 30 milímetros — na menor espécie encontrada, a Brookesia micra — até cerca de 70 centímetros (como é o caso do camaleão de Malagasy).

5 – Língua rápida no gatilho

Segundo uma pesquisa, a língua (chamada “balística”) do camaleão tem, aproximadamente, 1,5 a 2 vezes o tamanho de seu corpo, sendo capaz de se mover 26 vezes por segundo o comprimento do animal. Eles descreveram dessa forma porque a potência muscular dos animais varia de acordo com o seu tamanho e tipo, isto é, a velocidade relativa.
Com toda essa rapidez, o camaleão consegue alcançar e capturar rapidamente a sua presa. Isso também acontece devido ao formato da língua, que possui um tipo de bulbo muscular na ponta e que age como uma pequena ventosa capaz de sugar, fazendo com que a caça fique mais fácil.

6 – Machos vaidosos

Geralmente, os machos dos camaleões são muito mais ornamentados do que as fêmeas. Ou seja, eles têm mais saliências faciais e projeções, como cristas, em suas cabeças.

7 – Pouca audição

Apesar da sua visão apuradíssima, os camaleões não são capazes de ouvir muito bem. Assim como as serpentes, esses répteis não têm um ouvido exterior, abertura ou tímpano. No entanto, os camaleões não são totalmente surdos. Eles podem detectar frequências de som na faixa de 200-600 Hz .

8 – Visão ultravioleta

Os camaleões são capazes de enxergar na luz visível e na ultravioleta. Quando expostos à luz ultravioleta, eles mostram um aumento de comportamento social e níveis de atividade, além de ficarem mais suscetíveis a se aquecer, reproduzir e a se alimentar. Isso acontece porque essa luz tem um efeito positivo sobre a glândula pineal.






Fatos do camaleão


Reino :Animalia
Filo :Chordata
Classe :Reptilia
Ordem :Squamata
Família :Chamaeleonidae
Nome Científico :Chamaeleonidae
Tipo :Réptil
Dieta :Onívoro
Tamanho (L) :2,8 cm - 68,5 cm (1,1 pol - 27 pol)
Peso :0,01 kg - 2 kg (0,02 lbs - 4,4 lbs)
Velocidade máxima :35km / h (21mph)
Tempo de vida :4 - 8 anos
Estilo de Vida :Solitário
Status de Conservação :Ameaçado
Cor :Verde, marrom, preto, amarelo, vermelho, bronzeado
Tipo de pele :Escalas
Comida favorita :Insetos
Habitat :Florestas Tropicais e Deserto
Tamanho médio da embreagem :20
Prey principal :Insetos, caracóis, folhas
Predadores :Cobras, Aves, Mamíferos
Características distintivas :Visão excepcional e capacidade de mudar a cor da pele

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Postagem Agora

Blog sem igual

Pessoal para postar qualquer coisa fotos ou textos enviem para o email -seg.robertomenezes.postagem@blogger.com - que será publicado automaticamente no blog da turma. Cuidado com as Postagens.

Roberto Menezes
Tecnólogo em Segurança 
Universitário em Psicologia
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
95218-5863

PPB - módulo 7 - Emoção

Processos Psicológicos Básicos






MÓDULO 7 – EMOÇÃO

 
A emoção humana apresenta-se como o processo psicológico básico tratado neste modelo de estudos. Configura-se, também, como um dos processos psicológicos básicos de necessário conhecimento do profissional psicólogo.
 
Nos parágrafos que se seguem, nosso autor básico, Myers (2006), apresenta a importância das emoções para a espécie humana.
 
“Ninguém precisa lhe dizer que os sentimentos dão cor à vida, ou que em momentos de estresse eles podem perturbá-la, ou mesmo salvá-la. (...) Mais do que qualquer outra criatura, nós expressamos medo, raiva, tristeza, alegria e amor.
 
Todos podemos lembrar momentos nos quais fomos dominados pelas emoções. Eu guardo a lembrança de um dia em que fui a uma gigantesca loja de departamentos para revelar um filme com Peter, meu primeiro filho, quando ele tinha 2 anos. Eu  estava com ele ao meu lado enquanto entregava  o filme e preenchia o papel da revelação, quando um passante falou: “É melhor ter cuidado com esse menino ou irá perdê-lo.” Alguns segundos depois, após deixar o filme, eu me virei e Peter não estava mais ao meu lado.
 
Com uma leve ansiedade, olhei ao redor, até uma extremidade do corredor onde estava. Não vi Peter. Um pouco mais ansioso, procurei do outro lado. Ele não estava lá também. Nessa hora, já com o coração acelerado, circulei pelos corredores vizinhos. Ainda não via Peter. À medida que a ansiedade se transformava em pânico, comecei a correr pelos corredores da loja. Ele não estava em lugar algum que eu conseguisse ver. Apreensivo com o meu estado, o gerente usou o sistema de som da loja para comunicar o desaparecimento da criança. Pouco depois, passei pelo mesmo cliente que, então, me disse cheio de desprezo: “Eu lhe disse que você ia perdê-lo!” Já cogitando um seqüestro (estranhos costumam adorar aquela bela criança), percebi a possibilidade de minha negligência ter-me feito perder aquilo que amava acima de todas as coisas, e – pesadelo dos pesadelos – que eu teria de voltar para casa e olhar no rosto da minha mulher sem o nosso filho.
 
Mas, então, quando passei novamente pelo serviço de informação ao cliente, lá estava ele: havia sido encontrado por alguém! Em um instante, eu saí do pesadelo diretamente para o êxtase. Abracei fortemente meu filho, com lágrimas nos olhos, e sentia-me incapaz de falar obrigado; saí da loja, cheio de alegria.” (MYERS, 2006, p. 361).
 
Como se conceitua a emoção e quais são as metodologias de estudo empregadas para este processo psicológico básico, aparecem como temas primordiais deste módulo de estudo. Além disso, você também conhecerá as teorias da emoção (de James-Lange, de Cannon-Bard e a teoria dos dois fatores de Schachter) e refletirá sobre a universalidade das emoções, a comunicação não verbal e a relação entre cultura e expressão emocional. Os elementos da experiência emocional, em seus componentes cognitivos, fisiológicos e comportamentais também estarão em pauta neste módulo de estudos.
As sugestões de referências bibliográficas vinculadas a este módulo são:
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2015, cap. 8.
GLEITMAN, H.; REISBERG, H. & GROSS, J. Psicologia. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, cap. 12.
MYERS, D. Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2012, cap. 12. 
 
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
WEITEN, W. Introdução à Psicologia: temas e variações. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002, cap. 10.
 
Após a leitura dos textos básicos indicados anteriormente, procure responder ao exercício exemplo.
 
EXERCÍCIO EXEMPLO:
 
As emoções são reveladas não apenas na excitação física mas, também, no comportamento expressivo. Analise as afirmações abaixo.
I. No nível comportamental, as pessoas revelam suas emoções através de manifestações características, tais como: sorriso, cara fechada, testa franzida, punhos cerrados, ombros caídos, ou seja, as emoções são expressas através da linguagem corporal (comportamento não verbal).
II. As expressões faciais (como as de felicidade e medo, por exemplo) variam notavelmente entre diferentes culturas, pois a Cultura e se constitui como o aspecto único de influência sobre o componente expressivo das emoções.
III. As expressões não apenas comunicam emoção, mas também ampliam a emoção sentida e sinalizam ao corpo para reagir de acordo.
IV. Tanto os homens quanto as mulheres são capazes de se emocionar, porém, é possível que cada gênero reaja a uma mesma situação com intensidades diferentes.
 
Assinale:
a) Se somente as afirmações I e III forem verdadeiras.
b) Se somente as afirmações III e IV forem verdadeiras.
c) Se somente as afirmações I, II e III forem verdadeiras.
d) Se somente as afirmações I, III e IV forem verdadeiras.
e) Se somente as afirmações II, III e IV forem verdadeiras.
 
RESOLUÇÃO:
 
Para responder corretamente à questão anterior, você deverá assinalar a alternativa “d”, uma vez que apenas as afirmações I, III e IV estão corretas. A afirmação de n° II diz que a expressão emocional sofre influência exclusiva da Cultura em que a pessoa está inserida. Realmente a linguagem corporal pode sofrer influência da cultura na qual a pessoa está inserida, assim como algumas expressões faciais. No entanto, as expressões faciais de medo e felicidade são compartilhadas por diferentes culturas, sendo comprovado, por meio de pesquisas diversas, não variar imensamente entre diferentes culturas. Esse fato indica que as expressões emocionais podem ser influenciadas também por aspectos biológicos, além dos culturais.
 
Outros exercícios como este se encontram disponíveis para sua resolução, como parte componente deste módulo de estudos. Entre em contato com os mesmos e aproveite para ampliar e/ou verificar seus conhecimentos.

PPB - Módulo 6 - Motivação

Processos Psicológicos Básicos
MÓDULO 6 – MOTIVAÇÃO
 
A motivação humana será o processo psicológico básico alvo deste módulo de estudos.
 
David Myers (2006, p. 330) comenta que:
 
"Para os psicólogos, a motivação é uma necessidade ou desejo que energiza o comportamento e o direciona para um objetivo. Assim com a inteligência, a motivação é um conceito hipotético: nós inferimos motivação dos comportamentos que observamos. Considere a motivação nas seguintes situações:
- David Mandel (1983), ex-prisioneiro em campo de concentração nazista, lembra-se de como, famintos, 'pai e filho brigavam por um pedaço de pão, como cachorros'. Um pai, cujo filho de 20 anos roubara o pedaço de pão que estava embaixo de seu travesseiro enquanto ele dormia, entrou em profunda depressão, perguntando-se como o filho pudera fazer tal coisa. No dia seguinte, o pai morreu. 'A fome faz com você algo que é difícil descrever', explicou Mandel.
- Nos poemas de amor dos Cânticos de Salomão, do Velho Testamento, uma mulher e um homem expressam sua intensa paixão sexual um pelo outro. 'Estou trêmula de amor', declara ela. 'Sua mão esquerda me sustenta a cabeça por trás, enquanto a mão direita me envolve!' Ele, por sua vez, murmura que ela é 'deliciosa'. 'Você é imponente como uma palmeira, e os seus seis são como os cachos. Digo eu: subirei à palmeira para me apoderar de seus ramos.'
- Aos 2 anos e meio, Jessica DeBoer entrou em pânico quando foi retirada de sua família adotiva – a única família que ela conhecia. O tribunal que julgava essa dolorosa batalha de custódia determinou que Jessica ficasse com os pais biológicos, a centenas de milhas de distância. Como animais sociais, todos temos um pouco de Jessica dentro de nós – uma sensação de a quem pertencemos, e de quem somos 'nós'.
- No Texas, o guarda de uma escola descobriu Alfredo Gonzales, de 14 anos, no momento em que trabalhava, colhendo frutas; mandou-o, então, para a escola pela primeira vez em sua vida. Embora matriculado em classe de nível de capacidade mais baixo e criticado por fazer perguntas em espanhol – ele não sabia inglês –, Alfredo decidiu: 'Eu posso fazer melhor'. Hoje ele é o administrador de uma universidade de alto nível de instrução, e trabalha no sentido de motivar jovens a despertarem, assim como ele o fez, para 'os próprios potenciais, e a adquirirem o desejo de alcança-los'".
 
Neste módulo, serão abordados os principais conceitos motivacionais, além de se estudar, também, os quatro grandes motivos humanos: fome, sexo, pertencimento e realização. Estes quatro grandes motivos aparecem ilustrados nos exemplos citados anteriormente por Myers (2006) e constituem temáticas importantes para o conhecimento do profissional psicólogo.
 
As sugestões de referências bibliográficas vinculadas a este módulo são:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2015, cap. 8.
GLEITMAN, H.; REISBERG, H. & GROSS, J. Psicologia. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, cap. 13.
MYERS, D. Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2012,cap. 11.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
WEITEN, W. Introdução à Psicologia: temas e variações. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002, cap. 10.
Após a leitura dos textos básicos indicados anteriormente, procure responder ao exercício exemplo.
 
EXERCÍCIO EXEMPLO:
 
Há inúmeras abordagens e conceitos teóricos que os psicólogos utilizam para tentar explicar a motivação humana. Estas abordagens e/ou conceitos diferem basicamente em sua ênfase dada à motivação inata (de base biológica) ou à motivação aprendida (de base social). Analise atentamente as sentenças numeradas abaixo e assinale a alternativa que apresente a natureza das sentenças ("V" para verdadeira e "F" para falsa) na respectiva ordem.
 
1) Sob influência de Darwin, os primeiros teóricos defendiam que o comportamento era controlado (ou motivado) por forças biológicas, por instintos específicos.  Atualmente esta teoria continua sendo bastante aceita pelos teóricos e muito utilizada pela Psicologia Evolucionista.
2) Uma visão alternativa da motivação foi proposta por William James, o qual afirma que o comportamento humano é motivado por instintos específicos. A lista de instintos elaborada por William James é aceita até os dias de hoje.
3)  A teoria de busca de sensações pressupõe que pessoas que buscam grandes sensações podem ser biologicamente “programadas” para buscar níveis mais elevados de estimulação, aumentando, inclusive, o envolvimento destas pessoas em situações de risco potencial.
4)  A motivação extrínseca depende das condições internas do indivíduo e dos reforços relacionados à própria realização da atividade.
5)  A motivação intrínseca parte das condições externas e se refere às consequências das atividades realizadas pelo indivíduo.
a) VFVFV 
b) FFVVV 
c) VFVFF 
d) FVVFF 
e) VVFFF
RESOLUÇÃO:
 
Para responder corretamente à questão anterior, você deverá assinalar a alternativa C (que apresente a ordem "VFVFF" às afirmações apresentadas). As sentenças “1” e “3” estão corretas e as afirmações “2”, “4” e “5” têm colocações erradas. A sentença “2” é considerada errada, pois a lista de instintos elaborada por William James não é aceita nos dias atuais. A motivação extrínseca parte de condições externas e se referem às consequências das atividades realizadas pelo indivíduo, enquanto que a motivação intrínseca é que depende das condições internas do indivíduo e de reforços relacionados à própria realização da atividade. Estas colocações estão invertidas nas sentenças “4” e “5”.
  
Outros exercícios como este se encontram disponíveis para sua resolução, como parte componente deste módulo de estudos. Entre em contato com os mesmos e aproveite para ampliar e/ou verificar seus conhecimentos.

PPB - Módulo 8 - Pensamento

Processos Psicológico Básico
Módulo 8 – PENSAMENTO
 
Este módulo de estudos tratará do processo psicológico básico intitulado “pensamento”, ou, simplesmente, cognição.






Os módulos anteriores trataram de aspectos sobre como recebemos estimulação, a percebemos (transformando-a em informação com sentido) e a memorizamos, processos psicológicos básicos chamados de sensação, percepção e memória, respectivamente. Nesse módulo em específico, estudaremos como essa informação percebida e memorizada é utilizada pelo nosso sistema cognitivo.
 
Considerem a definição de pensamento extraída de Myers (2006, p. 281): “O pensamento, ou a cognição, refere-se a todas as atividades que estão associadas a processamento, compreensão, recordação e comunicação. Os psicólogos cognitivos estudam estas atividades mentais, incluindo os meios lógicos e, às vezes, ilógicos com os quais criamos conceitos, resolvemos problemas, fazemos julgamentos e tomamos decisões.”
 
Torna-se importante que você conheça as definições de pensamento e conceitos. Além disso, aprender como ocorre a formação de conceitos, a resolução de problemas, a tomada de decisão e formação de julgamento e como se dá interferência no nosso raciocínio por meio do “viés da crença”, também aparecem como tópicos constituintes deste módulo de estudos. Finalize seus estudos sobre pensamento (ou cognição) verificando a proposta de simulação do pensamento pela inteligência artificial e refletindo criticamente a respeito disso.
 
As sugestões de referências bibliográficas vinculadas a este módulo são:
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2015, cap. 7.
GLEITMAN, H.; REISBERG, H. & GROSS, J. Psicologia. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, cap. 08.
MYERS, D. Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2012, cap. 09.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
WEITEN, W. Introdução à Psicologia: temas e variações. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002, cap. 8.
Após a leitura dos textos básicos indicados anteriormente, procure responder ao exercício exemplo.
 
EXERCÍCIO EXEMPLO:
Leia atentamente a situação extraída de Myers (2006, p. 283): “Dois caçadores de Nova Jersey estão na selva quando um deles cai no chão. Ele parece não estar respirando, os olhos estão virando para trás. O outro caçador pega o celular e liga para o serviço de emergência. Ele fala com voz arfante para a operadora: ‘Meu amigo está morto! O que eu posso fazer?’ A operadora, com voz calma e tranquilizante, diz: ‘Fique calmo. Eu posso ajudar. Primeiro, vamos ter certeza de que ele está morto.’ Há um silêncio, depois se ouve um tiro. O rapaz volta a falar ao telefone: ‘Ok, e agora?’”
 
A resolução de problemas pode ser realizada por meio de diferentes estratégias. A compreensão de situações de maneira não convencional, com desfechos inesperados ou com duplo sentido, como pode acontecer quando nos sentimos alegres e satisfeitos ao entendermos uma piada como a supracitada, ilustra uma capacidade de resolução de problemas baseada na estratégia de:
 
a) Algoritmo.
b) Heurística.
c) Insight.
d) Lógica.
e) Representatividade.
 
RESOLUÇÃO:
 
Para responder corretamente à questão anterior, você deverá assinalar a alternativa “c”, uma vez que a situação exposta exemplifica uma estratégia de insight (caracterizada pela compreensão repentina da situação e/ou informação, a qual precede de uma estranheza e completa-se pela plena compreensão do final ou do duplo sentido).
 
Outros exercícios como este se encontram disponíveis para sua resolução, como parte componente deste módulo de estudos. Entre em contato com os mesmos e aproveite para ampliar e/ou verificar seus conhecimentos.

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