Processos Psicológicos Básicos
MÓDULO 6 – MOTIVAÇÃO
A motivação humana será o processo psicológico básico alvo deste módulo de estudos.
David Myers (2006, p. 330) comenta que:
"Para os psicólogos, a motivação é uma necessidade ou desejo que energiza o comportamento e o direciona para um objetivo. Assim com a inteligência, a motivação é um conceito hipotético: nós inferimos motivação dos comportamentos que observamos. Considere a motivação nas seguintes situações:
A motivação humana será o processo psicológico básico alvo deste módulo de estudos.
David Myers (2006, p. 330) comenta que:
"Para os psicólogos, a motivação é uma necessidade ou desejo que energiza o comportamento e o direciona para um objetivo. Assim com a inteligência, a motivação é um conceito hipotético: nós inferimos motivação dos comportamentos que observamos. Considere a motivação nas seguintes situações:
- David Mandel (1983), ex-prisioneiro em campo de concentração nazista, lembra-se de como, famintos, 'pai e filho brigavam por um pedaço de pão, como cachorros'. Um pai, cujo filho de 20 anos roubara o pedaço de pão que estava embaixo de seu travesseiro enquanto ele dormia, entrou em profunda depressão, perguntando-se como o filho pudera fazer tal coisa. No dia seguinte, o pai morreu. 'A fome faz com você algo que é difícil descrever', explicou Mandel.
- Nos poemas de amor dos Cânticos de Salomão, do Velho Testamento, uma mulher e um homem expressam sua intensa paixão sexual um pelo outro. 'Estou trêmula de amor', declara ela. 'Sua mão esquerda me sustenta a cabeça por trás, enquanto a mão direita me envolve!' Ele, por sua vez, murmura que ela é 'deliciosa'. 'Você é imponente como uma palmeira, e os seus seis são como os cachos. Digo eu: subirei à palmeira para me apoderar de seus ramos.'
- Aos 2 anos e meio, Jessica DeBoer entrou em pânico quando foi retirada de sua família adotiva – a única família que ela conhecia. O tribunal que julgava essa dolorosa batalha de custódia determinou que Jessica ficasse com os pais biológicos, a centenas de milhas de distância. Como animais sociais, todos temos um pouco de Jessica dentro de nós – uma sensação de a quem pertencemos, e de quem somos 'nós'.
- No Texas, o guarda de uma escola descobriu Alfredo Gonzales, de 14 anos, no momento em que trabalhava, colhendo frutas; mandou-o, então, para a escola pela primeira vez em sua vida. Embora matriculado em classe de nível de capacidade mais baixo e criticado por fazer perguntas em espanhol – ele não sabia inglês –, Alfredo decidiu: 'Eu posso fazer melhor'. Hoje ele é o administrador de uma universidade de alto nível de instrução, e trabalha no sentido de motivar jovens a despertarem, assim como ele o fez, para 'os próprios potenciais, e a adquirirem o desejo de alcança-los'".
Neste módulo, serão abordados os principais conceitos motivacionais, além de se estudar, também, os quatro grandes motivos humanos: fome, sexo, pertencimento e realização. Estes quatro grandes motivos aparecem ilustrados nos exemplos citados anteriormente por Myers (2006) e constituem temáticas importantes para o conhecimento do profissional psicólogo.
As sugestões de referências bibliográficas vinculadas a este módulo são:
Neste módulo, serão abordados os principais conceitos motivacionais, além de se estudar, também, os quatro grandes motivos humanos: fome, sexo, pertencimento e realização. Estes quatro grandes motivos aparecem ilustrados nos exemplos citados anteriormente por Myers (2006) e constituem temáticas importantes para o conhecimento do profissional psicólogo.
As sugestões de referências bibliográficas vinculadas a este módulo são:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2015, cap. 8.
FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2015, cap. 8.
GLEITMAN, H.; REISBERG, H. & GROSS, J. Psicologia. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, cap. 13.
MYERS, D. Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2012,cap. 11.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
WEITEN, W. Introdução à Psicologia: temas e variações. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002, cap. 10.
WEITEN, W. Introdução à Psicologia: temas e variações. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002, cap. 10.
Após a leitura dos textos básicos indicados anteriormente, procure responder ao exercício exemplo.
EXERCÍCIO EXEMPLO:
Há inúmeras abordagens e conceitos teóricos que os psicólogos utilizam para tentar explicar a motivação humana. Estas abordagens e/ou conceitos diferem basicamente em sua ênfase dada à motivação inata (de base biológica) ou à motivação aprendida (de base social). Analise atentamente as sentenças numeradas abaixo e assinale a alternativa que apresente a natureza das sentenças ("V" para verdadeira e "F" para falsa) na respectiva ordem.
1) Sob influência de Darwin, os primeiros teóricos defendiam que o comportamento era controlado (ou motivado) por forças biológicas, por instintos específicos. Atualmente esta teoria continua sendo bastante aceita pelos teóricos e muito utilizada pela Psicologia Evolucionista.
EXERCÍCIO EXEMPLO:
Há inúmeras abordagens e conceitos teóricos que os psicólogos utilizam para tentar explicar a motivação humana. Estas abordagens e/ou conceitos diferem basicamente em sua ênfase dada à motivação inata (de base biológica) ou à motivação aprendida (de base social). Analise atentamente as sentenças numeradas abaixo e assinale a alternativa que apresente a natureza das sentenças ("V" para verdadeira e "F" para falsa) na respectiva ordem.
1) Sob influência de Darwin, os primeiros teóricos defendiam que o comportamento era controlado (ou motivado) por forças biológicas, por instintos específicos. Atualmente esta teoria continua sendo bastante aceita pelos teóricos e muito utilizada pela Psicologia Evolucionista.
2) Uma visão alternativa da motivação foi proposta por William James, o qual afirma que o comportamento humano é motivado por instintos específicos. A lista de instintos elaborada por William James é aceita até os dias de hoje.
3) A teoria de busca de sensações pressupõe que pessoas que buscam grandes sensações podem ser biologicamente “programadas” para buscar níveis mais elevados de estimulação, aumentando, inclusive, o envolvimento destas pessoas em situações de risco potencial.
4) A motivação extrínseca depende das condições internas do indivíduo e dos reforços relacionados à própria realização da atividade.
5) A motivação intrínseca parte das condições externas e se refere às consequências das atividades realizadas pelo indivíduo.
a) VFVFV
b) FFVVV
c) VFVFF
d) FVVFF
e) VVFFF
b) FFVVV
c) VFVFF
d) FVVFF
e) VVFFF
RESOLUÇÃO:
Para responder corretamente à questão anterior, você deverá assinalar a alternativa C (que apresente a ordem "VFVFF" às afirmações apresentadas). As sentenças “1” e “3” estão corretas e as afirmações “2”, “4” e “5” têm colocações erradas. A sentença “2” é considerada errada, pois a lista de instintos elaborada por William James não é aceita nos dias atuais. A motivação extrínseca parte de condições externas e se referem às consequências das atividades realizadas pelo indivíduo, enquanto que a motivação intrínseca é que depende das condições internas do indivíduo e de reforços relacionados à própria realização da atividade. Estas colocações estão invertidas nas sentenças “4” e “5”.
Outros exercícios como este se encontram disponíveis para sua resolução, como parte componente deste módulo de estudos. Entre em contato com os mesmos e aproveite para ampliar e/ou verificar seus conhecimentos.
Para responder corretamente à questão anterior, você deverá assinalar a alternativa C (que apresente a ordem "VFVFF" às afirmações apresentadas). As sentenças “1” e “3” estão corretas e as afirmações “2”, “4” e “5” têm colocações erradas. A sentença “2” é considerada errada, pois a lista de instintos elaborada por William James não é aceita nos dias atuais. A motivação extrínseca parte de condições externas e se referem às consequências das atividades realizadas pelo indivíduo, enquanto que a motivação intrínseca é que depende das condições internas do indivíduo e de reforços relacionados à própria realização da atividade. Estas colocações estão invertidas nas sentenças “4” e “5”.
Outros exercícios como este se encontram disponíveis para sua resolução, como parte componente deste módulo de estudos. Entre em contato com os mesmos e aproveite para ampliar e/ou verificar seus conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário