Processos Psicológico Básico
Módulo 8 – PENSAMENTO
Este módulo de estudos tratará do processo psicológico básico intitulado “pensamento”, ou, simplesmente, cognição.
Este módulo de estudos tratará do processo psicológico básico intitulado “pensamento”, ou, simplesmente, cognição.
Os módulos anteriores trataram de aspectos sobre como recebemos estimulação, a percebemos (transformando-a em informação com sentido) e a memorizamos, processos psicológicos básicos chamados de sensação, percepção e memória, respectivamente. Nesse módulo em específico, estudaremos como essa informação percebida e memorizada é utilizada pelo nosso sistema cognitivo.
Considerem a definição de pensamento extraída de Myers (2006, p. 281): “O pensamento, ou a cognição, refere-se a todas as atividades que estão associadas a processamento, compreensão, recordação e comunicação. Os psicólogos cognitivos estudam estas atividades mentais, incluindo os meios lógicos e, às vezes, ilógicos com os quais criamos conceitos, resolvemos problemas, fazemos julgamentos e tomamos decisões.”
Torna-se importante que você conheça as definições de pensamento e conceitos. Além disso, aprender como ocorre a formação de conceitos, a resolução de problemas, a tomada de decisão e formação de julgamento e como se dá interferência no nosso raciocínio por meio do “viés da crença”, também aparecem como tópicos constituintes deste módulo de estudos. Finalize seus estudos sobre pensamento (ou cognição) verificando a proposta de simulação do pensamento pela inteligência artificial e refletindo criticamente a respeito disso.
As sugestões de referências bibliográficas vinculadas a este módulo são:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Considerem a definição de pensamento extraída de Myers (2006, p. 281): “O pensamento, ou a cognição, refere-se a todas as atividades que estão associadas a processamento, compreensão, recordação e comunicação. Os psicólogos cognitivos estudam estas atividades mentais, incluindo os meios lógicos e, às vezes, ilógicos com os quais criamos conceitos, resolvemos problemas, fazemos julgamentos e tomamos decisões.”
Torna-se importante que você conheça as definições de pensamento e conceitos. Além disso, aprender como ocorre a formação de conceitos, a resolução de problemas, a tomada de decisão e formação de julgamento e como se dá interferência no nosso raciocínio por meio do “viés da crença”, também aparecem como tópicos constituintes deste módulo de estudos. Finalize seus estudos sobre pensamento (ou cognição) verificando a proposta de simulação do pensamento pela inteligência artificial e refletindo criticamente a respeito disso.
As sugestões de referências bibliográficas vinculadas a este módulo são:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2015, cap. 7.
GLEITMAN, H.; REISBERG, H. & GROSS, J. Psicologia. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, cap. 08.
MYERS, D. Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2012, cap. 09.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
WEITEN, W. Introdução à Psicologia: temas e variações. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002, cap. 8.
Após a leitura dos textos básicos indicados anteriormente, procure responder ao exercício exemplo.
EXERCÍCIO EXEMPLO:
Leia atentamente a situação extraída de Myers (2006, p. 283): “Dois caçadores de Nova Jersey estão na selva quando um deles cai no chão. Ele parece não estar respirando, os olhos estão virando para trás. O outro caçador pega o celular e liga para o serviço de emergência. Ele fala com voz arfante para a operadora: ‘Meu amigo está morto! O que eu posso fazer?’ A operadora, com voz calma e tranquilizante, diz: ‘Fique calmo. Eu posso ajudar. Primeiro, vamos ter certeza de que ele está morto.’ Há um silêncio, depois se ouve um tiro. O rapaz volta a falar ao telefone: ‘Ok, e agora?’”
A resolução de problemas pode ser realizada por meio de diferentes estratégias. A compreensão de situações de maneira não convencional, com desfechos inesperados ou com duplo sentido, como pode acontecer quando nos sentimos alegres e satisfeitos ao entendermos uma piada como a supracitada, ilustra uma capacidade de resolução de problemas baseada na estratégia de:
a) Algoritmo.
b) Heurística.
c) Insight.
d) Lógica.
e) Representatividade.
RESOLUÇÃO:
Para responder corretamente à questão anterior, você deverá assinalar a alternativa “c”, uma vez que a situação exposta exemplifica uma estratégia de insight (caracterizada pela compreensão repentina da situação e/ou informação, a qual precede de uma estranheza e completa-se pela plena compreensão do final ou do duplo sentido).
Outros exercícios como este se encontram disponíveis para sua resolução, como parte componente deste módulo de estudos. Entre em contato com os mesmos e aproveite para ampliar e/ou verificar seus conhecimentos.
EXERCÍCIO EXEMPLO:
Leia atentamente a situação extraída de Myers (2006, p. 283): “Dois caçadores de Nova Jersey estão na selva quando um deles cai no chão. Ele parece não estar respirando, os olhos estão virando para trás. O outro caçador pega o celular e liga para o serviço de emergência. Ele fala com voz arfante para a operadora: ‘Meu amigo está morto! O que eu posso fazer?’ A operadora, com voz calma e tranquilizante, diz: ‘Fique calmo. Eu posso ajudar. Primeiro, vamos ter certeza de que ele está morto.’ Há um silêncio, depois se ouve um tiro. O rapaz volta a falar ao telefone: ‘Ok, e agora?’”
A resolução de problemas pode ser realizada por meio de diferentes estratégias. A compreensão de situações de maneira não convencional, com desfechos inesperados ou com duplo sentido, como pode acontecer quando nos sentimos alegres e satisfeitos ao entendermos uma piada como a supracitada, ilustra uma capacidade de resolução de problemas baseada na estratégia de:
a) Algoritmo.
b) Heurística.
c) Insight.
d) Lógica.
e) Representatividade.
RESOLUÇÃO:
Para responder corretamente à questão anterior, você deverá assinalar a alternativa “c”, uma vez que a situação exposta exemplifica uma estratégia de insight (caracterizada pela compreensão repentina da situação e/ou informação, a qual precede de uma estranheza e completa-se pela plena compreensão do final ou do duplo sentido).
Outros exercícios como este se encontram disponíveis para sua resolução, como parte componente deste módulo de estudos. Entre em contato com os mesmos e aproveite para ampliar e/ou verificar seus conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário