Psicologia do Camaleão

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quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Questionário I - Homem e Sociedade - Unip



Pergunta 1

A partir da antropologia moderna o ser humano pode ser definido como:

Resposta

Resposta Selecionada: D. O animal que mais que elabora, ensina e recorda, amparado na sua racionalidade, e que mais sofre os efeitos da cultura.

Pergunta 2

A principal característica da cultura é que, em seu processo de representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente ao redor - os valores e padrões das coletividades e o universo interno dos indivíduos. Isso significa que:

Resposta

Resposta Selecionada: A.  Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe.

Pergunta 3

A relação entre os seres humanos e o entorno imediato é responsável por boa parte de seus padrões comportamentais e simbólicos, sem determiná-los, absolutamente. Isso significa que:

Resposta

Resposta Selecionada: C. A evolução dá-se, principalmente, em resposta a problemas impostos pelas condições ambientais desfavoráveis à satisfação das necessidades dos seres humanos.

Pergunta 4

Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:

Resposta

Resposta Selecionada: B. A cultura é condição de existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por nossos preconceitos.

Pergunta 5

Analise o trecho do artigo “Um gole de História”, assinalando a alternativa que apresente interação da arte humana (expressão cultural) e elementos da natureza (tomados como recursos):

"Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros. Para dar a essa história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo. Vamos nos levar para o que era o mundo por volta de dois mil anos a.C. Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto. Essa época era parte da era do bronze onde hoje é a Escócia, e aqui na América já existiam vilas e fazendas em Honduras, e centros cerimoniais no Peru. O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro". ROSA, Sílvia Mascella. Um gole de História: a bebida alcoólica mais antiga da humanidade é parceira do homem em sua jornada sobre a Terra. ADEGA, 2008. Disponível em: <http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/33/artigo96854-1.asp>. Acesso em: 30.5.2009.

Resposta


Resposta Selecionada: D.  “O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro”.

Pergunta 6

Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, assinale a alternativa correta:

“Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e grupos específicos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo geral, a intolerância religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica, politeísta e portanto hospitaleira aos deuses de outras nações. A intolerância só se tornou possível com o advento do cristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio Paulo. O Eros das diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo, 09 de fevereiro de 2003.

Resposta

Resposta Selecionada: A. A frase acima pode ser associada ao sentimento original de toda sociedade possuir uma cultura única, daí a idéia de etnocentrismo.

Pergunta 7

Considerando o trecho da cena imaginária sobre os primórdios da evolução que leva o hominídeo ao humano, assinale a alternativa que apresente essa possibilidade de evolução, uma centelha de humanidade ainda embrionária (algum traço estrito de humanidade):
“...Aproximando-nos, fecha-se um close no primeiro rosto. Um homem parece vasculhar o mundo em busca de outras formas como eles. Busca sem sucesso. A personagem invisível que os acompanha é a solidão assustada de toda espécie que se sente caçada.
Essa é a marca essencial de todos aqueles corpos pendidos e aqueles rostos torturados: o semblante de uma espécie caçada.
A caça tem um olhar que lhe é típico: a impossibilidade do repouso, a consciência contínua da ameaça, o sentimento de que predadores podem surgir por detrás das pedras que os circundam, a sensação de morte em toda parte. Sua morte.
Segundo o que nos dizem os especialistas no sangrento passado dos animais, quando uma espécie se encontra sob forte pressão adaptativa, os poucos sobreviventes que restam estão no foco de uma grande violência por parte da seleção natural. Corpos eleitos para o sofrimento.
É como se os olhos injetados de sangue do "criador cruel" estivessem pousados sobre esses infelizes. Uma velha grita como que a ver fantasmas. Ela põe as mãos nos ouvidos para não ouvir as vozes dos membros do bando que já estão mortos. Em sua memória essas vozes se misturam aos sons à sua volta. A experiência da memória se confunde com o mundo ao seu redor e nossa anciã inicia a longa caminhada em direção à realidade apartada do delírio. Uma criança estende a mão, sem olhar para onde. Uma menina maior pega sua mão sem olhar para a criança. Caminham juntas como duas sonâmbulas. A criança pega um verme que se arrasta pela areia e come. Um velho geme e cai, enquanto a menina e a criança pisam sobre sua cabeça sem perceber. À medida que o grupo avança, ele os perde de vista. Ele desiste. (…). Quando, finalmente a noite começa a cair, todos se jogam ao chão cansados. Durante a noite, o espaço se enche de sons. Gritos de longe indicam a presença de animais em movimento. A criança abraça forte a menina e pega no sono. Sonhando, ela vê imagens de uma mulher sorrindo que corre em sua direção. A mulher grávida se mexe. Busca uma posição mais confortável. De repente, se contorce de novo em dores que dobram seu corpo. Não há nada a fazer, a não ser esperar que passem as dores. O homem, a mulher, a velha e a menina, em silêncio, menos a criança que dorme e sonha, se entreolham. Estão ali, sob o olhar atento do "deus infeliz" que os contempla.  A vigília marca a duração da longa noite. Permanecem ali, olhando um para o outro, todos olhando para o alto. Percebem pequenos pontos que brilham na escuridão do exílio. Essa cena pede silêncio e respeito. Contemplemos por um instante nossos patriarcas. PONDÉ, Luiz Felipe. O exílio. Folha de São Paulo. 20/10/2008.

Resposta

Resposta Selecionada: E. A criança abraça forte a menina e pega no sono. Sonhando, ela vê imagens de uma mulher sorrindo que corre em sua direção.

Questionário II – Comunicação & Expressão – Unip



Pergunta 1

A ilustração é do site “Tsunami: des images pour le Japon” em solidariedade aos japoneses. Explica-se que no centro do peito da personagem o círculo está na cor vermelha.


Resposta


Resposta Selecionada: C.  Por causa dos elementos formadores da imagem, o texto não exige um leitor com conhecimento sócio-histórico sobre tsunami para a construção de sentido do discurso.

Pergunta 2

A pressuposição faz parte dos fenômenos linguísticos a respeito da construção dos sentidos na linguagem. Marque a alternativa abaixo que traz um enunciado com pressuposição.

Resposta

Resposta Selecionada: B. “Pedro não parou de bater na mulher.”


Pergunta 3

Abaixo temos uma charge do famoso Angeli. Observe-a e indique a alternativa incorreta.



Resposta

Resposta Selecionada: A.  O leitor reconhece nessa charge o contexto imediato, pois é fácil recuperar a notícia à qual a charge se vincula.

Pergunta 4

Leia o texto abaixo:

Aquecimento global pode acabar com o pão francês: Débora Spitzcovsky, 16 de maio de 2011

Já pensou em ter que tirar, para sempre, da sua dieta o delicioso pão francês? Pois um estudo realizado pelos pesquisadores da Science concluiu que, por culpa do aquecimento global, estamos cada dia mais perto dessa realidade.
A pesquisa analisou o impacto das mudanças climáticas nas quatro principais culturas consumidas pela população mundial – trigo, arroz, milho e soja – e concluiu que a produção do trigo é a mais afetada pelo aumento da temperatura: atualmente, ela está 5,5% menor do que se os termômetros não tivessem subido e a tendência é essa porcentagem aumentar junto com a temperatura global.
Sendo assim, a produção de todos os alimentos à base de trigo – como pães, massas e bolachas – sofrerá redução, mas a maior ameaça é à fabricação do pão francês. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, a iguaria – também conhecida como cacetinho, média e carioquinha, entre outros nomes, pelo Brasil afora – é uma das que possui maior teor de glúten: uma proteína encontrada na semente do trigo.
Ainda segundo os cientistas, por enquanto os avanços nas tecnologias de produção estão dando conta de combater os efeitos da natureza e manter o ritmo de fabricação da iguaria, mas, quanto mais a temperatura subir, mais difícil será evitar o desaparecimento do pãozinho francês. Será que, com essa notícia, mais pessoas se animam a lutar contra o aquecimento global?
Texto disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/aquecimento-global-pode-acabar-com-o-pao-frances/

O texto acima apresenta discurso de divulgação científica. Ele é constituído a partir de dois discursos, que são:

Resposta

Resposta Selecionada: E.  O discurso da ciência e do jornalismo.


Pergunta 5

Leia o texto abaixo:

Aquecimento global pode acabar com o pão francês: Débora Spitzcovsky, 16 de maio de 2011

Já pensou em ter que tirar, para sempre, da sua dieta o delicioso pão francês? Pois um estudo realizado pelos pesquisadores da Science concluiu que, por culpa do aquecimento global, estamos cada dia mais perto dessa realidade.
A pesquisa analisou o impacto das mudanças climáticas nas quatro principais culturas consumidas pela população mundial – trigo, arroz, milho e soja – e concluiu que a produção do trigo é a mais afetada pelo aumento da temperatura: atualmente, ela está 5,5% menor do que se os termômetros não tivessem subido e a tendência é essa porcentagem aumentar junto com a temperatura global.
Sendo assim, a produção de todos os alimentos à base de trigo – como pães, massas e bolachas – sofrerá redução, mas a maior ameaça é à fabricação do pão francês. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, a iguaria – também conhecida como cacetinho, média e carioquinha, entre outros nomes, pelo Brasil afora – é uma das que possui maior teor de glúten: uma proteína encontrada na semente do trigo.
Ainda segundo os cientistas, por enquanto os avanços nas tecnologias de produção estão dando conta de combater os efeitos da natureza e manter o ritmo de fabricação da iguaria, mas, quanto mais a temperatura subir, mais difícil será evitar o desaparecimento do pãozinho francês. Será que, com essa notícia, mais pessoas se animam a lutar contra o aquecimento global?
Texto disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/aquecimento-global-pode-acabar-com-o-pao-frances/

 O gênero textual divulgação científica utiliza-se de elementos didáticos. No final do terceiro parágrafo do texto, percebemos um desses elementos (“é uma das que possui maior teor de glúten: uma proteína encontrada na semente do trigo.”). O elemento utilizado aqui seria a:

Resposta

Resposta Selecionada: A.  Definição.


Pergunta 6

Na tirinha a seguir, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para:


Resposta

Resposta Selecionada: E. criticar a falta de perspectiva do pai.


Pergunta 7

O gênero textual divulgação científica:

Resposta

Resposta Selecionada: B. Tem função essencialmente socioeducativa.

Pergunta 8

O que não podemos pressupor com a frase “Julinha foi minha primeira filha.”

Resposta

Resposta Selecionada: E. Eu tenho filhos.

Pergunta 9

Para entender a fala do pinheiro na tira abaixo, é preciso que o leitor deduza que:


Resposta

Resposta Selecionada: C. Pelos cortes dos pinheiros, o pinheiro que fala está aliviado por não ter sido cortado para se tornar árvore de Natal.

Pergunta 10

Qual é a informação implícita – o subentendido – no cartum abaixo?

Resposta

Resposta Selecionada: A.  No mundo dos negócios, o predomínio é masculino. Nesse universo dá-se à mulher um papel inferior, o de buscar um “cafezinho”.

Questionário I – Comunicação & Expressão – Unip



Pergunta 1 

Leia os poemas abaixo para indicar a resposta correta.

Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 1980.
Quadrilha da sujeira
João joga um palitinho de sorvete na 
rua de Teresa que joga uma latinha de
 
refrigerante na rua de Raimundo que
 
joga um saquinho plástico na rua de
 
Joaquim que joga uma garrafinha
 
velha na rua de Lili. 
Lili joga um pedacinho de isopor na 
rua de João que joga uma embalagenzinha
 
de não sei o que na rua de Teresa que
 
joga um lencinho de papel na rua de
 
Raimundo que joga uma tampinha de
 
refrigerante na rua de Joaquim que joga
 
um papelzinho de bala na rua de J. Pinto
 
Fernandes que ainda nem tinha
 
entrado na história.
AZEVEDO, Ricardo. Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais! São Paulo: Moderna, 2007.
I. Apesar do título e dos nomes semelhantes, não existe intertextualidade na relação entre os dois poemas, uma vez que o texto de Azevedo não recupera tematicamente o poema de Drummond.
II. Azevedo trata de uma problemática da nossa sociedade: a falta de cuidado com o planeta ao criarmos muito lixo.
III. Ambos os poemas têm a mesma estrutura na distribuição das frases.

Resposta
Resposta Selecionada:
 E.   A II e a III estão corretas.

Pergunta 2 

Analise a figura abaixo e assinale a alternativa correta:





Resposta
Resposta Selecionada:
 B.  Trata-se de um texto, porque é uma unidade de sentido com linguagem e permite, aos indivíduos, a comunicação.
Pergunta 3

Para ler e produzir um texto, são necessários alguns conhecimentos, tais como:

I. Conhecimento linguístico, que é saber ouvir/falar, ler/escrever com base em uma língua;
II. Conhecimento de mundo, que consiste em saber assuntos que nos rodeiam;
III. Conhecimento interacional, que consiste em saber como e em que situação um texto pode ser veiculado.

Resposta

Resposta Selecionada:   A.  Todas as afirmações estão corretas.

Pergunta 4

Dentro do conhecimento da língua, há o conhecimento do léxico. Indique a expressão em que o numeral indica quantidade:

Resposta

Resposta Selecionada: C.   Dois litros.

Pergunta 5

Em uma situação formal de comunicação, o conhecimento linguístico é estabelecido pela padronização culta da língua. Assim, em qual das expressões abaixo o nível morfológico atende ao padrão culto da língua?

Resposta

Resposta Selecionada: D.  Os relatórios estão complexos e completos.
Pergunta 6  

Leia o poema:

Cidadezinha qualquer

Casas entre bananeiras | mulheres entre laranjeiras | pomar amor cantar.
Um homem vai devagar. | Um cachorro vai devagar. | Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham. | Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 1980. 

Sobre a segunda estrofe do poema, consideramos correta a seguinte afirmação:

Resposta   

Resposta Selecionada: B.  A estrutura sintática é repetida três vezes (“Um homem vai devagar/Um cachorro vai devagar/Um burro vai devagar”), mostrando a mesmice da cidade.


Pergunta 7

A tirinha abaixo é de autoria do paulistano Salvador. Sobre ela, afirmamos:



Resposta

Resposta Selecionada: B.  Apenas a II é correta.


Pergunta 8

Para a semântica, quando alguém enuncia uma sentença, nós sabemos em que situações a sentença seria verdadeira. Essa relação da referência a situações externas à língua sugere que os significados estão, de alguma forma, ligados ao mundo. Diante dessa concepção, identifique a sentença falsa com base no mapa:



Respostas

Resposta Selecionada: E.  Entre os nomes de ruas da Lapa, não existe referência à religiosidade do povo local.


Pergunta 9

Assinale a alternativa em que não ocorre polissemia:

Resposta


Resposta Selecionada: e. 




Pergunta 10

A seguir, temos o início do Hino Nacional na versão original e na ordem direta:

A versão no original...

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante

... e na ordem direta

As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico, e, nesse instante, o sol da Liberdade brilhou, em raios fúlgidos, no céu da Pátria.
Sobre as duas versões acima, podemos considerar:

Resposta


Resposta Selecionada: C.  A ordem indireta é um recurso poético e causa dificuldade para o entendimento do texto.

Veja se o que você está procurando tem aqui. Pesquise.

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