Psicologia do Camaleão

“ Devido ao transtorno da pandemia do covid-19, este blog está temporariamente sem atualização. Mas com certeza em breve retomarei. Obrigado a todos.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Questionário I – Comunicação & Expressão – Unip



Pergunta 1 

Leia os poemas abaixo para indicar a resposta correta.

Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 1980.
Quadrilha da sujeira
João joga um palitinho de sorvete na 
rua de Teresa que joga uma latinha de
 
refrigerante na rua de Raimundo que
 
joga um saquinho plástico na rua de
 
Joaquim que joga uma garrafinha
 
velha na rua de Lili. 
Lili joga um pedacinho de isopor na 
rua de João que joga uma embalagenzinha
 
de não sei o que na rua de Teresa que
 
joga um lencinho de papel na rua de
 
Raimundo que joga uma tampinha de
 
refrigerante na rua de Joaquim que joga
 
um papelzinho de bala na rua de J. Pinto
 
Fernandes que ainda nem tinha
 
entrado na história.
AZEVEDO, Ricardo. Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais! São Paulo: Moderna, 2007.
I. Apesar do título e dos nomes semelhantes, não existe intertextualidade na relação entre os dois poemas, uma vez que o texto de Azevedo não recupera tematicamente o poema de Drummond.
II. Azevedo trata de uma problemática da nossa sociedade: a falta de cuidado com o planeta ao criarmos muito lixo.
III. Ambos os poemas têm a mesma estrutura na distribuição das frases.

Resposta
Resposta Selecionada:
 E.   A II e a III estão corretas.

Pergunta 2 

Analise a figura abaixo e assinale a alternativa correta:





Resposta
Resposta Selecionada:
 B.  Trata-se de um texto, porque é uma unidade de sentido com linguagem e permite, aos indivíduos, a comunicação.
Pergunta 3

Para ler e produzir um texto, são necessários alguns conhecimentos, tais como:

I. Conhecimento linguístico, que é saber ouvir/falar, ler/escrever com base em uma língua;
II. Conhecimento de mundo, que consiste em saber assuntos que nos rodeiam;
III. Conhecimento interacional, que consiste em saber como e em que situação um texto pode ser veiculado.

Resposta

Resposta Selecionada:   A.  Todas as afirmações estão corretas.

Pergunta 4

Dentro do conhecimento da língua, há o conhecimento do léxico. Indique a expressão em que o numeral indica quantidade:

Resposta

Resposta Selecionada: C.   Dois litros.

Pergunta 5

Em uma situação formal de comunicação, o conhecimento linguístico é estabelecido pela padronização culta da língua. Assim, em qual das expressões abaixo o nível morfológico atende ao padrão culto da língua?

Resposta

Resposta Selecionada: D.  Os relatórios estão complexos e completos.
Pergunta 6  

Leia o poema:

Cidadezinha qualquer

Casas entre bananeiras | mulheres entre laranjeiras | pomar amor cantar.
Um homem vai devagar. | Um cachorro vai devagar. | Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham. | Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 1980. 

Sobre a segunda estrofe do poema, consideramos correta a seguinte afirmação:

Resposta   

Resposta Selecionada: B.  A estrutura sintática é repetida três vezes (“Um homem vai devagar/Um cachorro vai devagar/Um burro vai devagar”), mostrando a mesmice da cidade.


Pergunta 7

A tirinha abaixo é de autoria do paulistano Salvador. Sobre ela, afirmamos:



Resposta

Resposta Selecionada: B.  Apenas a II é correta.


Pergunta 8

Para a semântica, quando alguém enuncia uma sentença, nós sabemos em que situações a sentença seria verdadeira. Essa relação da referência a situações externas à língua sugere que os significados estão, de alguma forma, ligados ao mundo. Diante dessa concepção, identifique a sentença falsa com base no mapa:



Respostas

Resposta Selecionada: E.  Entre os nomes de ruas da Lapa, não existe referência à religiosidade do povo local.


Pergunta 9

Assinale a alternativa em que não ocorre polissemia:

Resposta


Resposta Selecionada: e. 




Pergunta 10

A seguir, temos o início do Hino Nacional na versão original e na ordem direta:

A versão no original...

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante

... e na ordem direta

As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico, e, nesse instante, o sol da Liberdade brilhou, em raios fúlgidos, no céu da Pátria.
Sobre as duas versões acima, podemos considerar:

Resposta


Resposta Selecionada: C.  A ordem indireta é um recurso poético e causa dificuldade para o entendimento do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja se o que você está procurando tem aqui. Pesquise.

Doe qualquer valor para manutenção deste blog

Doe qualquer valor para manutenção deste blog