Psicologia do Camaleão

“ Devido ao transtorno da pandemia do covid-19, este blog está temporariamente sem atualização. Mas com certeza em breve retomarei. Obrigado a todos.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Mantenha o Foco


Todos nós temos metas e fazemos planos, mas para alcançarmos aquilo que sonhamos, é necessário manter sempre o foco. 


Mantenha-se concentrado naquilo que deseja para que os resultados venham. 

Em Escola Municipal Paulo Freire. Embu das artes.

Atitude desde o Inicio


Embora para nós seja óbvio, para as crianças nem sempre é fácil interpretar as emoções, muito menos as dos outros.







Com essa pequena apresentação no colégio do meu filho, com atividades simples eu pude ensiná-las a identificar o que está acontecendo em suas cabeças. Um pouco do comportamento humano. 

CIAMPA. A. C. Identidade - TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL


Esta ideia de identidade, que provém do senso comum, contém o princípio da permanência, da essência, de algo que pretendemos cultivar como próprio de quem somos: sempre os mesmos. Neste caso, a identidade é um objeto, que podemos “ter”, que pode ser “nosso”. Ora, sob o entendimento proposto por uma Psicologia Social crítica, esta concepção de permanência associada à existência de um sujeito será duramente desafiada. Numa perspectiva histórico-social, como vimos antes, os sujeitos não só são resultado daquilo que os antecedeu, das condições concretas, simbólico-imaginárias, que vieram se constituindo socialmente, mas é também, ele próprio, sujeito às mudanças e transformações que se realizam a cada momento. Desta forma, embora pareça assustador, pode-se dizer que ao invés de você e eu sermos ‘alguém’, de fato, nós estamos sendo, isto é, estamos em constante transformação, numa contínua metamorfose.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Aula Psicologia Sócio-Interacionista 22/10/2019

"HENRI WALLON. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO"

Conhecer como se processa o desenvolvimento infantil é uma necessidade fundamental para que o professor, e todos aqueles que atuam na área de educação possam contribuir de forma mais eficiente e eficaz como mediador e facilitador desse processo, bem como para a construção de seu próprio desenvolvimento.
Diferentes teóricos contribuíram para a Psicologia e para a Educação, explicitando os pressupostos de cada uma de suas abordagens. Este livro traz as contribuições da obra de Henri Wallon em sua perspectiva da psicologia genética. Com uma linguagem clara e objetiva, apresenta os conceitos fundamentais da obra de Wallon e, de forma didática, traz em cada um de seus capítulos um dos estágios de desenvolvimento: implusivo emocional, sensório-motor e projetivo, do personalismo, categorial, da puberdade e da adolescência.
Na introdução, a professora Abigail esclarece que este livro vem atender uma solicitação por parte de integrantes do Núcleo de Ensino e Formação de Professores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da PUC-SP, de um livro básico que propiciasse o conhecimento dessa teoria. Um breve relato da vida do teórico, suas idéias centrais e suas fundamentações completam a introdução.
Posteriormente, cada capítulo descreve um estágio de desenvolvimento proposto por Wallon, mostrando nesta construção a pessoa inteira e em constante transformação e, para tanto, a importância dos aspectos motor, afetivo e cognitivo "tão integrados que cada um é parte constitutiva dos outros".
Na conclusão, a professora Laurinda aponta as contribuições de Henri Wallon para a Educação, a partir do que chama de pedagogia explícita e implícita, detendo-se no Projeto Langevin-Wallon, que tem como diretriz a construção de uma educação mais justa, baseada na justiça, na dignidade igual de todas as ocupações, orientação para o desenvolvimento das aptidões individuais e a cultura geral como forma de aproximar os homens.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Aula Psicologia Sócio-Interacionista 24/09/2019

Filogênese, Ontogênese, Sociogênico e Microgênese


A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução ao longo de todo o ciclo vital que, segundo a proposição de Vygotsky, grande estudioso do tema, o desenvolvimento e a transformação dos indivíduos acontecem a partir dos planos genéticos do desenvolvimento humano (filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese). Com isso, o objetivo deste estudo foi abordar os planos genéticos como uma matriz de entendimento dos fenômenos que compõem as etapas da evolução humana. A filogênese estuda a evolução das espécies, por meio da adaptação progressiva desde os seus primórdios, abordando tanto as predisposições biológicas quanto as características gerais do comportamento humano. A ontogênese refere-se à evolução humana, iniciada na concepção, seguida de transformações sequenciadas até a morte, de tal forma que cada estágio apresenta um determinado nível de maturidade. A sociogênese estuda as interações sociais como sendo as raízes das funções mentais superiores, que só passam a existir no indivíduo na relação mediada com o mundo externo. A microgênese é caracterizada pela emergência do psiquismo individual no cruzamento dos fatores biológico, histórico e cultural, sendo crucial na questão da afetividade e no conceito de personalidade. Portanto, é de suma importância adensar estudos acerca de conhecimentos sobre esta perspectiva do desenvolvimento, os planos genéticos, que, uma vez juntos, vão caracterizar a gênese dos processos psicológicos no ser humano.

Vídeo Explicativo por Marta Kohl

Material de Estudo

Aula Psicologia Comportamental 26/09/2019

COMPORTAMENTO VERBAL E LINGUAGEM

Nesta aula foi aprendido o episódio verbal buscando identificar as variáveis controladoras da relação falante/ouvinte e expandir a análise para incluir a possibilidade desse processo comportamental. Os conceitos de comportamento pre corrente e encadeamento são utilizados para mostrar o estabelecimento do controle de estímulos, onde certa classe de ação produz estímulos que alteram a probabilidade de ações subsequentes.



segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Tema da Prova Np1 - Técnica de Avaliação de Inteligência

A fim de contextualizar os testes de inteligência, o Módulo (1) refere-se aos Fundamentos do Processo Psicodiagnóstico. Neste, como o próprio nome diz, você encontrará os fundamentos deste processo, na perspectiva clínica. A caracterização e operacionalização do processo, sua definição e objetivos serão alguns dos pontos abordados. Também será abordada a questão da responsabilidade sobre os pacientes.
No Módulo (2), serão focalizados os Passos do Processo Psicodiagnóstico, ou seja, a formulação das hipóteses, o contrato de trabalho, o estabelecimento de um plano de avaliação e a escolha da bateria de testes. Depois disto, será revisto os principais levantamentos, análise e integração de dados, diagnóstico, prognóstico e comunicação dos resultados.
Quanto ao Módulo (3), será o primeiro de três sobre as Teorias de Inteligêncianeste caso abordando algumas considerações críticas. Inicialmente, você verá uma pequena reflexão sobre as discussões a respeito do conceito de inteligência e seu uso na avaliação psicológica. Em seguida, serão abordadas algumas críticas sobre Medida da Inteligência, sua definição e a classificação dos testes de inteligência. E, finalmente, algumas alterações previstas para a avaliação de inteligência.
Em continuidade, o Módulo (4) ainda estará centrado nas Teorias de Inteligência, desta vez a respeito da Inteligência Fluida e Cristalizada. Possibilitará uma análise crítica sobre a concepção dos dois fatores gerais e sua versão como teoria das capacidades cognitivas de Cattell-Horn-Carroll. Para isto, revisará a teoria das três camadas de John Carrol (1993).  

Veja se o que você está procurando tem aqui. Pesquise.

Doe qualquer valor para manutenção deste blog

Doe qualquer valor para manutenção deste blog