Paulo Freire – Um pouco sobre o conceito de educação bancária
Para colocá-la em prática é necessária uma profunda reflexão sobre a prática educativo-crítica, e, nas condições reais de autonomia, o educador se coloca ao lado do educando, sua postura é de estar junto com ele na tarefa de descobrir o mundo. Esta tarefa, realizada de forma coerente, implica em incentivar ao educando o pensamento curioso, em discordar do educador e construir uma postura que não se conforma com a primeira impressão, e precisa ir mais fundo.
Leia o Livro: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra, 1970.
Leia o Livro: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra, 1970.
Pedagogia do Oprimido, publicado em 1970 pela editora Paz e Terra, é um ensaio de 218 páginas que propõe uma educação libertadora e humanizadora em vez da concepção “bancária”, que só deposita conteúdo nos educandos. Preconiza também a problematização dos homens em suas relações com o mundo. “Desta forma, aprofundando a tomada de consciência da situação, os homens se ‘apropriam’ dela como realidade histórica, por isto mesmo, capaz de ser transformada por eles” (pág. 85).
Tal educação se baseia na dialogicidade, na fé nos homens – que possuem a vocação de ser mais (criativos, transformadores) – e em relações horizontais. O método busca o universo temático a ser tratado em diálogo com as aspirações do povo.
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